Trânsito

A Ecovias prevê um considerável aumento no fluxo de veículos em direção ao litoral de São Paulo

Quase 250 mil veículos devem chegar na Baixada Santista no feriado de Páscoa; confira horários de pico - Imagem: reprodução Ecovias

Manoela Cardozo Publicado em 28/03/2024, às 03h19

Durante o feriado de Páscoa, a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), prevê um considerável aumento no fluxo de veículos em direção ao litoral de São Paulo, estimando entre 165 mil e 250 mil veículos desta quinta-feira (28) a domingo (31).

Conforme informações do G1, para garantir a fluidez do tráfego, a concessionária implementará operações especiais.

O aumento do fluxo é esperado a partir de quinta-feira, às 14h, continuando até as 2h do dia seguinte, com maior movimento previsto entre 9h e 13h de sexta-feira.

Durante esse período, a Operação Descida (7x3) será adotada, permitindo que os veículos utilizem pistas específicas para descer em direção à Baixada Santista.

No domingo de Páscoa, entre as 16h e as 23h, o tráfego no sentido São Paulo deve aumentar, com a implantação da Operação Subida (2x8), que oferecerá mais opções de pistas para subir a serra.

Todas essas medidas serão acompanhadas pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e terão o apoio da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.

Além disso, a concessionária poderá implementar a Operação 3ª Faixa na rodovia Cônego Domênico Rangoni, ampliando a faixa de acostamento para uso como faixa de tráfego.

Para garantir a segurança dos motoristas, a Ecovias também deflagrará a Operação Visibilidade, posicionando viaturas operacionais em pontos estratégicos das rodovias, a fim de aumentar a visibilidade dos recursos disponíveis e ampliar os trechos de inspeção e monitoramento das rodovias durante todo o período do feriado.