Mendonça Filho (União-PE) enfatizou que a reforma é um passo importante para modernizar o ensino médio, tornando-o mais alinhado às necessidades do mercado de trabalho
Marina Milani Publicado em 10/07/2024, às 16h00
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o texto final do projeto do novo ensino médio, que agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista à Jovem Pan, o deputado federal Mendonça Filho (União-PE) destacou a ênfase na educação técnica, que visa melhorar a empregabilidade e a renda dos jovens, além de preservar a política de educação em tempo integral, criada em 2017.
O novo projeto aumenta as horas de aula das disciplinas tradicionais de 1.800 para 2.400 para o ensino médio regular e mantém 600 horas para flexibilidade curricular, permitindo que os estudantes escolham seus itinerários formativos. Mendonça Filho afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas desde a última reforma, os estados estão mais preparados para implementar as mudanças.
“Nesse processo discutimos de forma aberta com academia, educadores, entidades do terceiro setor. O debate foi amplo, o consenso foi difícil de ser alcançado, mas encontramos um denominador comum, com objetivo maior que é a educação”, afirmou o relator.
O deputado também comentou sobre as alterações feitas pelo Senado, que foram revertidas na Câmara. Ele discordou da elevação compulsória da formação geral básica para 2.400 horas, argumentando que isso inviabilizaria a educação técnica devido à carga horária que pode demandar de 900 a 1.200 horas. Além disso, criticou a obrigatoriedade do ensino de espanhol, defendendo a prioridade do inglês como língua estrangeira.
Mendonça Filho enfatizou que a reforma é um passo importante para modernizar o ensino médio no Brasil, tornando-o mais alinhado às necessidades do mercado de trabalho e às expectativas dos jovens.
“A reforma é essencial para oferecer uma educação que não só prepara para o vestibular, mas também para a vida profissional, permitindo que os estudantes tenham uma formação mais completa e adequada às demandas atuais”, concluiu o deputado.
Leia também
Esposa de goleiro João Paulo publica declaração sobre invasão em prédio por criminosos; veja vídeo
Bertioga: ataque durante festa junina resulta na morte de homem por facadas; suspeito foge
LIDE Mulher Litoral Paulista reúne lideranças em Jantar-Debate sobre Arte Sustentável com Bia Doria
São Vicente: assalto a motorista de aplicativo termina em atropelamento da vítima
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Operação em São Paulo prende homem apontado como principal abastecedor do tráfico na Baixada Santista
Polícia investiga possível homicídio em Guarujá após corpo de homem ser encontrado na rua
Deputada do PL exige justificativa em relação a criminosos venezuelanos que recebem BPCE no Brasil
Bertioga: ataque durante festa junina resulta na morte de homem por facadas; suspeito foge
LIDE Mulher Litoral Paulista reúne lideranças em Jantar-Debate sobre Arte Sustentável com Bia Doria