Com o uso de testes de fumaça e corante, Sabesp busca identificar falhas nas tubulações de esgoto e águas pluviais
Karina Faleiros Publicado em 14/01/2025, às 11h48
As cidades de Itanhaém e Guarujá, no litoral de São Paulo, receberão testes e inspeções nas redes de esgoto a partir desta terça-feira (14), sob realização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A ação visa identificar ligações clandestinas de despejo de água pluvial nos sistemas operados pela Sabesp. De acordo com a Companhia, o litoral de São Paulo tem baixa cobertura de rede de drenagem e, por isso, a ocorrência de conexões irregulares é alta. Desta maneira, a água das chuvas entra em excesso na rede de esgoto, podendo provocar vazamentos nas ruas.
“A Sabesp conta com equipes de prontidão que realizam os reparos rapidamente, mas também busca atuar em parceria com as prefeituras para contribuir na busca por uma solução”, relata a companhia, em nota.
A companhia irá usar um método chamado “teste de fumaça” para identificar as conexões irregulares. Será liberada uma fumaça [inofensiva à saúde] para inflar os poços de visita, conhecidos como bueiros. Desta forma, a fumaça poderá aparecer em pontos como ralos, pias, tanques e caixas de inspeção, indicando possíveis problemas nas instalações, como uma ligação incorreta da rede de esgoto com a rede de águas pluviais.
Além dos testes de fumaça, os técnicos aplicarão um corante para complementar o diagnóstico e ajudar a identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências. O corante não oferece riscos à saúde e será despejado diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção, possibilitando o rastreamento da água colorida pelas redes de esgoto.
Os testes são gratuitos e serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp, que irão realizar vistorias em garagens, quintais e ao longo das rus, procurando sinais de fumaça. Os moradores que perceberam a presença de fumaça nas casas também deverão visar algum dos técnicos que estarão acompanhando a ação.
Caso haja vazamentos identificados, a Sabesp irá elaborar um relatório e orientará a população sobre os reparos necessários, formalizando situações junto à prefeitura.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil