Celebração

Santos comemora Dia da Justiça Restaurativa

A política pública oficial foi adotada pelo município em 2017

Santos comemora Dia da Justiça Restaurativa - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Santos comemora Dia da Justiça Restaurativa - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 13/07/2023, às 12h33 - Atualizado às 13h04


Facilitadoras da Justiça Restaurativa se envolveram no caso de Meire, (nome fictício), que cometeu crimes no passado recente, e relatou ter enfrentado constrangimentos ao longo do processo judicial.

Conforme informações da Prefeitura, elas oferecendo à Meire todo o apoio necessário e o resultado foi verdadeiramente libertador. Agora, aos 27 anos, Meire está pronta para desempenhar esse papel.

Na última quarta-feira (12), ela e outros voluntários/multiplicadores participaram das comemorações do Dia da Justiça Restaurativa em Santos, que ocorreram na Estação da Cidadania.

Profissionais de diversas áreas fazem parte do Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, que foi estabelecido em 2019. Eles passaram por cursos específicos para se tornarem facilitadores, ou seja, pessoas que interagem com as partes envolvidas para buscar a conciliação em um conflito.

Vale lembrar que a Justiça Restaurativa é uma política pública oficial adotada pelo município desde 2017, conforme a Lei Municipal 3.371, que se baseou em um projeto de lei apresentado pela então vereadora Audrey Kleys, atual secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Compartilhe