Manifestação ocorreu na entrada da cidade, com trabalhadores exigindo aumento salarial e criticando a gestão municipal
Karina Faleiros Publicado em 21/03/2025, às 11h33
Uma greve em prol do reajuste salarial dos servidores públicos de Praia Grande foi realizada pelos mesmos na entrada da cidade na manhã desta sexta-feira (21), após a administração municipal não apresentar proposta de reajuste salarial para a categoria.
Dentre as manifestações, a ação contou com placas com dizeres "Não vai ter arrego, ou dá nosso aumento ou tiramos seu sossego"; os trabalhadores se manifestaram contra a decisão da prefeitura.
O reajusta salarial já havia sido solicitado pelos servidores públicos no dia 11 de março, em frente ao Paço Municipal, visto que a data base é em janeiro, e até o momento o Sindicato dos Trabalhadores Municipais não havia recebido proposta oficial.
Em reunião entre o presidente da categoria Adriano Pixoxó, secretários municipais e o prefeito Alberto Mourão, ficou acertado que uma proposta seria apresentada no dia 14, para ser discutida em assembleia na última segunda-feira (17).
Porém, como resposta, a categoria foi surpreendida com um valor de zero reajuste salarial apresentado pela administração municipal por meio de um ofício, e os presentes na reunião votaram a favor da deflagração da greve para esta sexta-feira (21).
Segundo relato do advogado do sindicato, Sérgio Boscayno, o documento da Prefeitura de Praia Grande deixa claro que o prefeito não pretende reajustar o salário dos servidores neste exercício vigente, bem como nos próximos dois.
De acordo com a diretoria do sindicato, a greve não tem prazo para o término. A justiça já definiu a data para a negociação, que acontecerá no próximo dia 25, terça-feira. Segundo o TH Mais, no local, além de gritarem por seus direitos, os trabalhadores também se uniram para arrecadarem alimentos não perecíveis, que serão distribuídas para aposentados e pensionistas, que também vêm enfrentando problemas referente a falta de correção do valor do cartão-alimentação para os que ganham um salário mínimo.
Anteriormente, a administração municipal de Praia Grande se pronunciu sobre o caso.
A Prefeitura de Praia Grande informa que ainda está efetuando estudos do impacto financeiro relacionados a campanha salarial dos servidores municipais deste ano de 2025. A Administração Municipal explica ainda que é necessário aguardar o mês de abril para que tenha um cenário mais certeiro para poder ter uma melhor definição.
A Administração Municipal ressalta que em momento nenhum informou que não haverá reajuste este ano e nem nos próximos anos. Está havendo uma interpretação errada do documento encaminhado para o Sindicato e propagada em redes sociais. A Prefeitura está dedicando esforços para realizar o reajuste da categoria.
Entre outros, ficou claro no documento que o último aumento foi concedido aos servidores em abril de 2024, ou seja, há menos de um ano. “Considerando que estabelece a CF no artigo 37, X, que a revisão geral anual ocorrerá na mesma data, abrangendo doze meses, fato que por só nos remete a definição e efetivação valores a partir do próximo mês de abril do corrente.
A Prefeitura reforça que está buscando dentro da atual situação orçamentária a medida cabível para valorizar os servidores, seguir com o pagamento em dia dos funcionários e na prestação dos serviços nas mais diversas áreas para a população.
Leia também
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Passageira de uber flagra motorista em ato obsceno e pede para descer do carro em Santos
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Garota de programa é encontrada morta em hotel de Santos; veja áudio em que ela relata sobre cliente
São Vicente inicia obras da primeira UPA Central 24h com investimento de R$16 milhões
Dupla de Páscoa da Mega-Sena oferece R$50 milhões em prêmio
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Feriado em São Paulo: 569 mil passageiros esperados e trânsito intenso nas rodovias
Neymar chora em campo após sentir lesão em seu centésimo jogo pelo Santos
Feriado conta com tempo instável em Santos