REFLEXÃO

Tecnologia e Educação: Buscando um equilíbrio no ambiente escolar

Desafios no Brasil são semelhantes aos da Europa, onde a docência é valorizada como uma carreira de Estado

O uso de tecnologiais na sala de aula - Imagem: Reprodução/Pixabay
O uso de tecnologiais na sala de aula - Imagem: Reprodução/Pixabay

Alanis Ribeiro Publicado em 15/10/2024, às 10h17


O Dia dos Professores é celebrado nesta terça-feira (15), a data também relembra sobre os desafios enfrentados pelos educadores, especialmente em relação ao uso de celulares em sala de aula. Muitos professores lidam com a dispersão e o desengajamento dos alunos, que frequentemente se distraem com os dispositivos móveis.

A formação contínua dos professores para integrar tecnologias de forma efetiva na educação, possibilita que a sala de aula deve refletir a contemporaneidade. Além disso, os desafios no Brasil são semelhantes aos da Europa, onde a docência é valorizada como uma carreira de Estado.

As abordagens restritivas ao uso de celulares com um direcionamento construtivo que promova um uso responsável dessas tecnologias. No entanto, há uma falta de uma política nacional robusta para a integração da tecnologia na educação, especialmente após a pandemia.

A pesquisa TIC Educação 2023 indica que cerca de 60% das escolas brasileiras impõem regras sobre o uso de celulares, enquanto 28% proíbem seu uso totalmente. Um relatório da Unesco também ressalta a necessidade de revisar o uso das tecnologias nas escolas para garantir que beneficiem o aprendizado sem comprometer o bem-estar dos alunos.