Densos nevoeiros interrompem travessias de balsas, enquanto o governo investe em melhorias para minimizar os impactos climáticos nas operações.
Maria Clara Campanini Publicado em 27/08/2024, às 12h05
As condições climáticas têm afetado a travessia de balsas no estado de São Paulo. Segundo o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Hidroviário, 90% das paralisações no serviço de balsa entre julho e agosto foram por conta de nevoeiros.
Desde julho, o litoral de São Paulo está sendo atingido por densos nevoeiros que cobre toda a orla e parte do mar, chegando a interromper as operações do Porto de Santos. Interrompendo também o serviço de balsas, segundo o CCO entre julho e agosto foram 110 paralisações de curta, média e longa duração, dessas 100 foram por neblina. Dessas 33% interromperam as travessias Santos/Guarujá, Santos/Vicente de Carvalho e Bertioga/Guarujá.
“Ressaltamos a importância fundamental de garantir a segurança de todos os usuários e tripulantes nas travessias, considerando as condições climáticas adversas às quais estamos sujeitos. É imprescindível seguir os protocolos estabelecidos para evitar qualquer tipo de acidente grave. Nosso site e as redes sociais estarão integrados ao sistema de inteligência e gestão, sendo atualizados em tempo real para informar a situação operacional das oito travessias, especialmente quando as regiões do litoral paulista enfrentam nevoeiros, neblinas e outras condições climáticas” reitera Jamille Consulin, diretora do Departamento Hidroviário.
Foi implantado um sistema de inteligência envolvendo todas as travessias em uma única plataforma digital, as informações são atualizadas em tempo real sobre todas as balsas. O painel fornece dados como força da maré, interrupções por nevoeiros intensos, situação dos acessos de embarque e desembarque, fila de espera. Tal ação ajuda o usuário a planejar suas viagens.
Neblina x nevoeiro
Tanto a neblina quanto o nevoeiro são fenômenos que causam uma redução na visibilidade, dificultando a travessia segura. Ambos são a presença de pequenas gotas de água suspensas do ar, mas o que muda é a densidade desta gota e a visibilidade. Os nevoeiros costumam ser mais densos, e são encontrados em áreas baixas perto de corpos d’água. Já a neblina é menos densa, mas também afeta a visibilidade. Ambas costumam aparecer entre a madrugada e a manhã.
Tais condições climáticas interferem nas operações de balsas.
“Esses fenômenos são resultados da combinação de diversos fatores meteorológicos, como a umidade do oceano em contato com o relevo, temperaturas ambientes mais elevadas do que o normal e a temperatura do oceano acima da média. Tudo isso acaba formando o nevoeiro no litoral do estado de São Paulo, interferindo nas práticas marítimas”, justifica André Gomes Penaforte, meteorologista da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
No portal de alerta da Marinha do Brasil são publicadas as previsões de neblina, de acordo com os protocolos estabelecidos pela entidade.
Investimentos e melhorias
O Governo atua para garantir e melhorar os serviços de balsas, principalmente nas regiões de maior demanda. As medidas são: reformas de estruturas de atendimento aos usuários, estações e flutuantes de atracação.
Neste ano, o governo já entregou três embarcações reformadas, duas para a travessia Santos/Guarujá (FB-21 e FB-27) e uma na travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-28), tendo um investimento de R$ 23,4 milhões.
Ainda neste ano serão entregues mais três embarcações que estão em reforma, o investimento foi de R$ 35,1 milhões.
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