Política

Valdemar Costa Neto é preso pela PF; saiba o motivo

O episódio aconteceu na manhã da última quinta-feira (08)

Valdemar Costa Neto é preso pela PF; saiba o motivo - Imagem: reprodução Twitter
Valdemar Costa Neto é preso pela PF; saiba o motivo - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 09/02/2024, às 08h56


Na manhã da última quinta-feira (08), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) por posse ilegal de arma.

De acordo com informações do O Tempo, ele é um dos alvos de uma operação da PF que investiga "uma organização criminosa que teria agido na tentativa de golpe de Estado e subversão do Estado Democrático de Direito" com o objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

As ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que permitiu mandados de busca e apreensão na residência de Valdemar, em Brasília, e na sede do partido.

Durante as buscas, os agentes encontraram uma arma sem registro regular na casa do político, o que resultou na sua prisão em flagrante. Ainda não está claro se a arma pertencia a Valdemar, mas ele foi conduzido à sede da PF em Brasília para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Além disso, foram encontradas pepitas de ouro em sua residência, que foram apreendidas pelos agentes.

Em relação à operação "Tempus Veritatis", Valdemar é descrito pela PF como um dos responsáveis por utilizar a estrutura do PL, incluindo aspectos financeiros, para elaborar estudos que questionavam a integridade do sistema eleitoral brasileiro, especialmente nas eleições presidenciais de 2022.

Compartilhe