Desabamento de uma tenda em Peruíbe deixou cinco feridos, enquanto outros municípios também enfrentaram danos significativos
Gabriel Nubile Publicado em 22/09/2025, às 08h35
Rajadas de vento que chegaram a impressionantes 138,9 km/h atingiram a Baixada Santista no final da tarde de domingo (21), em um temporal que deixou um rastro de destruição e feridos em várias cidades da região. A força da ventania, registrada pela Praticagem de São Paulo por volta das 18h40, foi a principal causa de quedas de árvores, cancelamento de eventos e desabamento de estruturas.
O rastro de estragos se espalhou por diferentes municípios. O caso mais grave aconteceu em Peruíbe, onde a estrutura de uma tenda de eventos na Praia do Centro não resistiu à força do vento e desabou, deixando cinco pessoas feridas, uma delas em estado grave. Em Cubatão, a prefeitura cancelou o evento Guará Fest por precaução, e o vento ainda assim danificou parte da estrutura montada. Em Santos, uma árvore caiu na movimentada Avenida dos Bancários, e em Itanhaém, outra queda foi registrada no Jardim Oásis.
Alertas foram emitidos
O temporal não chegou de surpresa. Durante todo o domingo, tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil do Estado já haviam emitido alertas para a população da Baixada Santista sobre o risco de uma tempestade severa, com potencial para vendaval. Os avisos previam chuvas fortes, raios e rajadas de vento, e orientavam as pessoas a buscarem locais seguros, longe de árvores e áreas abertas.
Mesmo com ventos tão fortes, o Porto de Santos, um dos locais mais sensíveis a mudanças climáticas, não precisou ter suas operações paralisadas. Segundo a autoridade portuária, isso aconteceu por sorte, pois no momento de maior intensidade da tempestade não havia nenhuma manobra de entrada ou saída de navios agendada, o que evitou um problema logístico de grandes proporções.
Vídeos gravados por moradores mostraram a dimensão da ventania, com árvores balançando violentamente e pessoas buscando abrigo para se proteger. Após a passagem do temporal, a preocupação continua com a previsão do tempo. A segunda-feira (22) ainda será de céu encoberto e com pancadas de chuva. A partir de terça-feira (23), as temperaturas devem cair, e a chuva deve persistir até, pelo menos, a quarta-feira (24), começando a diminuir apenas na quinta-feira (25).
Leia também
Você acredita no Trump que criticou o Brasil ou no que elogiou Lula?
Mudanças no check-in: hotéis ganham mais tempo para limpeza
Corpo achado em Guarujá pode ser de jovem que sumiu em Bertioga
Após pressão de moradores, Tarcísio aprova isenção de pedágio na Área Continental
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
A maior mina de manganês da América Latina, Burittiama recorre ao STJ para retornar operações
Justiça solta jovem de Guarujá acusada de lavar dinheiro do tráfico internacional
Mudanças no check-in: hotéis ganham mais tempo para limpeza
Corpo achado em Guarujá pode ser de jovem que sumiu em Bertioga
Após pressão de moradores, Tarcísio aprova isenção de pedágio na Área Continental