Notícias

Via Anchieta realiza simulação de acidente com vítimas e produto perigoso; confira data

O treinamento envolverá dois automóveis, uma motocicleta e uma carreta carregada com ácido fosfórico

O cenário inicia com um veículo de passeio que apresenta pane mecânica na faixa 1 - Imagem: Divulgação/ Ecovias
O cenário inicia com um veículo de passeio que apresenta pane mecânica na faixa 1 - Imagem: Divulgação/ Ecovias

Karina Faleiros Publicado em 16/10/2024, às 12h36


A concessionária Ecovias realizará nesta quinta-feira (17), a partir das 10h, um simulado de acidente com múltiplas vítimas e produto perigoso, no km 20 da via Anchieta, sentido litoral.

A simulação é inspirada em um acidente real, já vivenciado pelas equipes da concessionária, sendo parte do plano de preparação para emergências.

O treinamento contará com dois automóveis, uma motocicleta e uma carreta carregada com ácido fosfórico, além da simulação de nove vítimas com diferentes níveis de gravidade. O cenário inicia com um veículo de passeio que apresenta pane mecânica na faixa 1.

O motorista tenta acessar o acostamento pela faixa 2, porém o carro fica atravessado na pista, causando bloqueio ao tráfego. Uma carreta transportando produto perigoso, sem tempo suficiente para frear, colide com o veículo, que capota e começa a pegar fogo. Em seguida, outro automóvel tenta desviar para a faixa 1, mas colide com uma motocicleta. Descontrolado, o carro retorna para faixa 2 e atinge a traseira da carreta, provocando um vazamento de combustível, prontamente contido pelas equipes de emergência.

A simulação faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA), com coordenação da Ecovias, em parceria com o Corpo de Bombeiros, 1º Batalhão de Policiamento Rodoviário, Artesp, Cetesb, Samu, Porto Seguro, PAM-SBC, Ísott EcoDry, Ambipar e SMR.

Segundo a concessionária, o exercício destacará a importância da respota rápida e coordenada em situações de alto risco. Para viabilizar o simulado, a viacontará com um bloqueio no km 19 da pista central da via Anchieta, sentido litoral, com o desvio do tráfego para a pista marginal, também no sentido litoral, a partir das 8h.

O trecho será sinalizado para garantir a segurança dos participantes e motoristas, e minimizar os impactos no tráfego.