A perseguição começou quando a PM avistou dois homens em uma moto, que desobedeceram a ordem de parada e iniciaram uma fuga

Gabriel Nubile Publicado em 06/01/2026, às 09h23
O que era para ser apenas mais uma ronda preventiva acabou se transformando em cenas de terror para uma jovem moradora de São Vicente. Na madrugada desta sexta-feira (02), uma adolescente viveu momentos de pânico ao ser feita de refém por um criminoso que tentava escapar da Polícia Militar a qualquer custo no bairro Jockey Club.
Tudo começou quando uma equipe da PM, que patrulhava a região para garantir a segurança dos moradores, avistou dois homens em uma moto Honda Biz. O comportamento da dupla chamou a atenção dos agentes, que deram ordem de parada imediata. Em vez de obedecer, o piloto acelerou e começou uma fuga perigosa pelas ruas do bairro, ignorando os sinais sonoros e luminosos da viatura.
A perseguição ficou ainda mais tensa quando um dos ocupantes da moto percebeu que não conseguiria escapar motorizado. Ele desceu do veículo e tentou continuar a fuga correndo a pé. Foi nesse momento de desespero que a situação saiu do controle e colocou a vida de terceiros em risco.
Escudo humano e invasão
Ao cruzar com a adolescente na rua, o suspeito não pensou duas vezes: agarrou a menina pelo pescoço e a usou como um "escudo humano" para impedir a aproximação dos policiais. De forma violenta, ele arrastou a garota para dentro de uma casa próxima, na tentativa de se esconder e negociar sua liberdade. A ação configurou crime de sequestro qualificado, elevando a gravidade da ocorrência ao máximo.
Apesar da tensão e do risco iminente, os policiais militares agiram com rapidez e precisão. A equipe conseguiu entrar no imóvel, resgatar a vítima totalmente ilesa e render o agressor. Mesmo cercado, o homem não se entregou facilmente e tentou lutar contra os agentes, resistindo à prisão até ser imobilizado e algemado.
Após controlar a situação, os policiais fizeram uma varredura pelo trajeto da fuga, já que o suspeito havia arremessado objetos antes de invadir a casa. Nas proximidades, a equipe encontrou a arma usada por ele: um revólver calibre 32, com acabamento oxidado e a numeração raspada (suprimida), o que impede o rastreamento da origem da arma. O revólver estava municiado com duas balas intactas. Além disso, um iPhone foi apreendido.
O caso foi encaminhado para a Delegacia Sede de São Vicente. O delegado de plantão ouviu os envolvidos e confirmou a prisão em flagrante. O homem agora vai responder por uma lista extensa de crimes: porte ilegal de arma de fogo, sequestro qualificado, desobediência e resistência à prisão. Ele permanece na carceragem à disposição da Justiça.
Leia também

Curiosidades da Academia Brasileira de Letras

Adolescente de 16 anos morre afogado ao tentar atravessar para a Ilha Urubuqueçaba em Santos

Fogo atinge unidade do Magazine Luiza em Bertioga e mobiliza bombeiros

Fim de semana na Baixada Santista terá temporais, ventos de até 50 km/h e máxima de 21°C

Dise fecha cerco na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e prende três por tráfico em Praia Grande

Hapvida reduz tempo para diagnóstico de câncer de mama; cerca de 70% de pacientes são acolhidos em até 14 dias

Pesquisa aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro a nove dias do segundo turno

Santos terá aulão gratuito para o Enem com aulas durante a madrugada e atividades na praia

Sargento da PM é condenado a 123 anos por feminicídio e tentativa de homicídio em Santos

Polícia apura morte de recém-nascido após parto em hospital de Registro