A Baixada Santista já contabiliza um total de 24 casos confirmados da doença

Manoela Cardozo Publicado em 20/09/2023, às 08h04 - Atualizado às 09h00
Durante o mês de setembro, a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, notificou a ocorrência de dez novos casos de Influenza Aviária (H5N1).
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a região agora contabiliza um total de 24 casos confirmados da doença, o que representa 58,5% do número total de casos registrados em todo o estado de São Paulo.
Após o surgimento de casos inéditos de Influenza Aviária nas cidades de Praia Grande e Itanhaém, novos diagnósticos positivos foram confirmados em animais nos municípios de Mongaguá e Bertioga, os quais anteriormente não tinham registro da doença.
Atualmente, somente as cidades de Cubatão e Peruíbe permanecem sem ocorrências da doença na região. Mais de 60 mil aves já passaram por inspeções com o objetivo de detectar a presença da doença desde o dia 5 de junho, data em que foi confirmado o primeiro caso positivo no estado. No total, 41 casos foram identificados em diferentes localidades de São Paulo.
A cidade de Santos ocupa o primeiro lugar no ranking estadual de casos positivos para a Influenza Aviária, com um total de oito ocorrências.
Recentemente, mais dois casos foram adicionados a essa estatística na cidade, um deles envolvendo uma ave da espécie trinta-réis de bando e o outro em uma trinta-réis de bico vermelho, sendo esta a única registrada no estado até o momento.
Leia também

Mais de 200 mil veículos chegam à Baixada Santista e movimento segue intenso na véspera do Réveillon

Santos transforma virada do ano em espetáculo histórico para abrir celebrações dos 480 anos

Doação de Sangue: servidores públicos de Santos fazem campanha de conscientização sobre a causa

Prefeitura limpa 532 toneladas de materiais em Praia Grande

Praia do Tombo virará palco do Programa Talento Esportivo no próximo fim de semana

Neymar renova com o Santos até o fim de 2026 e garante continuidade do projeto do Peixe

Passarela que liga Porto ao Centro Histórico de Santos será interditada para obras em janeiro

Mais de 200 mil veículos chegam à Baixada Santista e movimento segue intenso na véspera do Réveillon

Vai virar o ano na praia? Especialista orienta o que levar para evitar transtornos no Réveillon

Padrasto é investigado por suspeita de agredir criança durante evento religioso em Apiaí