A Baixada Santista já contabiliza um total de 24 casos confirmados da doença
Manoela Cardozo Publicado em 20/09/2023, às 08h04 - Atualizado às 09h00
Durante o mês de setembro, a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, notificou a ocorrência de dez novos casos de Influenza Aviária (H5N1).
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a região agora contabiliza um total de 24 casos confirmados da doença, o que representa 58,5% do número total de casos registrados em todo o estado de São Paulo.
Após o surgimento de casos inéditos de Influenza Aviária nas cidades de Praia Grande e Itanhaém, novos diagnósticos positivos foram confirmados em animais nos municípios de Mongaguá e Bertioga, os quais anteriormente não tinham registro da doença.
Atualmente, somente as cidades de Cubatão e Peruíbe permanecem sem ocorrências da doença na região. Mais de 60 mil aves já passaram por inspeções com o objetivo de detectar a presença da doença desde o dia 5 de junho, data em que foi confirmado o primeiro caso positivo no estado. No total, 41 casos foram identificados em diferentes localidades de São Paulo.
A cidade de Santos ocupa o primeiro lugar no ranking estadual de casos positivos para a Influenza Aviária, com um total de oito ocorrências.
Recentemente, mais dois casos foram adicionados a essa estatística na cidade, um deles envolvendo uma ave da espécie trinta-réis de bando e o outro em uma trinta-réis de bico vermelho, sendo esta a única registrada no estado até o momento.
Leia também
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Idosa acusada de furtar lojas afirma: “Não tenho para onde ir” após ser liberada pela polícia
Disfarce em guincho não funciona e PF apreende 57 kg de drogas escondidas
Você sabe o que é? 'Pescoços-de-ganso' aparecem em boia e chamam atenção em Praia Grande
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Eduardo Bolsonaro pode se filiar ao PRTB para 2026
Guarujá suspende seleção com mil vagas para túnel; entenda o motivo
Você sabe o que é? 'Pescoços-de-ganso' aparecem em boia e chamam atenção em Praia Grande
Morte por hidrogel em São Vicente pode ser investigada como homicídio culposo
Disfarce em guincho não funciona e PF apreende 57 kg de drogas escondidas