Polícia

Idoso morre após troca de tiros com a PM depois de surto em Praia Grande

Roseval Sales de Oliveira, conhecido comerciante, teve um surto e confrontou a polícia após ameaçar filhas e disparar em residência

Polícia Militar investiga tiroteio que resultou na morte de um comerciante de 72 anos em Praia Grande, após surto e ameaças - Foto: Vinicius Faria/ TV Tribuna
Polícia Militar investiga tiroteio que resultou na morte de um comerciante de 72 anos em Praia Grande, após surto e ameaças - Foto: Vinicius Faria/ TV Tribuna

Gabriel Nubile Publicado em 05/08/2025, às 10h37


A Polícia Militar de Praia Grande está investigando o tiroteio que terminou com a morte de um comerciante de 72 anos dentro de seu apartamento no bairro Boqueirão. O idoso, identificado como Roseval Sales de Oliveira, estava tendo um surto, o que o levou a ameaçar as filhas e atirar na casa de uma delas, antes de se trancar no imóvel, onde acabou confrontando os policiais.

As filhas de Roseval contaram à polícia que o pai tinha problemas com álcool e medicamentos controlados. Naquele domingo (03), ele já havia bebido pela manhã e teve uma discussão com a filha de 25 anos, que morava com ele, ameaçando-a com uma arma. Logo depois, ele procurou a filha mais velha em uma padaria, fez mais ameaças e, em seguida, foi até a casa dela, atirando no quarto dos netos, embora, por sorte, não houvesse ninguém no local.

A chegada da polícia e o confronto

Após os tiros na casa da filha, a Polícia Militar foi chamada para atender à ocorrência no bairro Tude Bastos. Os policiais foram informados de que o idoso tinha ido para seu apartamento, no Boqueirão. No prédio, o porteiro confirmou que Roseval havia acabado de chegar, visivelmente nervoso, e até bateu o carro na garagem. Os policiais, então, encontraram um revólver dentro do veículo trancado.

A equipe policial foi até a porta do apartamento e tentou conversar, mas Roseval não respondeu. Momentos depois, ele abriu a porta um pouco, mas se recusou a mostrar as mãos, tentando fechar a porta. Foi nesse instante que o idoso atirou duas vezes contra os policiais, que responderam aos disparos.

O desfecho trágico e a investigação

Depois da troca de tiros, o idoso fechou a porta novamente. O Grupo de Ações Táticas Especiais e o Samu foram chamados para dar apoio à ocorrência. Cerca de uma hora e meia depois, os policiais do Gate invadiram o apartamento e encontraram Roseval no chão, já sem vida. Durante a busca no local, a polícia apreendeu facas, um rifle e várias munições.

As Polícias Civil e Militar estão investigando o caso, registrado como morte por intervenção policial, além de ameaça, posse ilegal de arma e tentativa de homicídio. O idoso era um comerciante conhecido na cidade, onde morava e tinha negócios há quase 50 anos, e deixou sete filhos.