Vítima reagiu e conseguiu escapar, levando vizinhos a perseguirem e agredirem o agressor até a chegada da polícia

Gabriel Nubile Publicado em 17/10/2025, às 09h24
A perseguição e o linchamento de um homem de 34 anos por moradores revoltados no bairro Vila Natal, em Cubatão, teve seu desfecho na Justiça. O agressor, que foi capturado e espancado pela vizinhança após invadir uma casa e tentar estuprar uma jovem de 19 anos, foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime fechado.
O crime aconteceu em 24 de novembro do ano passado. Segundo o relato da vítima à polícia, ela foi pega de surpresa pelo criminoso dentro de seu próprio quarto. Ele a agarrou pelo pescoço e tentou tapar sua boca para que ela não gritasse por socorro. Em uma reação rápida, a jovem conseguiu dar uma cotovelada no agressor, se soltar e correr para o quarto de sua mãe, que fica na mesma casa.
Com a reação da vítima e o barulho, o homem se desesperou e fugiu pulando pela janela, chegando a quebrar telhas da garagem durante a fuga. A partir daí, a revolta tomou conta da vizinhança.
Perseguição e prisão
Após a fuga, o homem correu para uma área de mata próxima ao Parque Ecológico Cotia-Pará, mas não foi rápido o suficiente. Um grupo de moradores o perseguiu, encontrou-o escondido e o agrediu. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, já encontrou o suspeito ensanguentado e ferido por conta do linchamento.
Ele foi levado primeiro ao Pronto-Socorro de Cubatão para receber atendimento médico e, em seguida, foi encaminhado para a delegacia, onde foi preso em flagrante. Para a vítima, a intenção do criminoso era clara: cometer violência sexual, pois, apesar de ter tido a oportunidade, ele não roubou nada da casa, nem mesmo o celular dela.
A denúncia do Ministério Público foi aceita pelo Tribunal de Justiça. Na sentença, publicada na última sexta-feira (10), o juiz da 4ª Vara de Cubatão considerou a ação procedente e condenou o réu por tentativa de estupro. O magistrado também negou a ele o direito de recorrer da decisão em liberdade. O processo corre em segredo de Justiça.
Leia também

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá

Comerciante morto por triângulo amoroso sofreu 40 facadas

7º Encontro Anual de Carros Antigos em Praia Grande: um dia de história sobre rodas

Festival Americano traz música e cultura ao Litoral de SP

Mulher trans é encontrada morta em quintal de casa no Guarujá; polícia investiga ferimento misterioso

Mulher trans é encontrada morta em quintal de casa no Guarujá; polícia investiga ferimento misterioso

17% da população da Baixada Santista vive em favelas, revela Censo 2022

Câmara de Santos aprova lei que obriga restaurantes a oferecer cardápios físicos e em braile

Justiça absolve acusado de tentar matar policiais em ação contra baile funk no litoral de SP

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá