ESTELIONATO

PF desarticula quadrilha que desviava dinheiro com fraudes cibernéticas em Peruíbe e no interior de SP

Operação Lauandi recolhe celulares, documentos e veículos em ação contra grupo criminoso que aplicou golpes no Estado

Quadrilha é investigada por fraudes no Auxílio Emergencial - Imagem: Reprodução | PF
Quadrilha é investigada por fraudes no Auxílio Emergencial - Imagem: Reprodução | PF

Lívia Gennari Publicado em 02/09/2025, às 14h16


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2), a Operação "Lauandi", contra uma organização criminosa responsável por fraudes cibernéticas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. Ao todo, mais de 17 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Paulínia, Marília, Peruíbee Imperatriz (MA).

Durante a ação, foram recolhidos celulares, computadores, documentos, veículos, dinheiro e cartões bancários utilizados pelo grupo para cometer os crimes. Segundo a PF, o esquema desviou valores de benefícios do Auxílio Emergencial, e parte do dinheiro foi movimentado através de empresas fictícias, com auxílio de um contador.

As investigações tiveram início em agosto de 2020, após a Caixa Econômica comunicar a PF sobre fraudes em 91 benefícios do Auxílio Emergencial, totalizando R$ 54.600 desviados. Desde então, foram identificados milhares de outros golpes envolvendo centenas de contas em diferentes estados, como Goiás e Rondônia.

A ação desta terça-feira (2), é um desdobramento da Operação "Apateones", realizada em março de 2023, que levou à prisão de um suspeito de liderar o grupo e sua esposa.

Os investigados responderão pelos crimes de falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.