Tribunal baiano recalculou penas de três líderes da facção MPA, mas manteve condenações por tráfico e associação

Redação Publicado em 16/07/2026, às 08h03
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve a condenação do líder e de outros dois membros da cúpula da facção baiana Mercado do Povo Atitude (MPA). O grupo, originário de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, é acusado de montar bases logísticas e operacionais no litoral de São Paulo para armazenar, preparar e distribuir drogas em escala interestadual.
Por unanimidade, o colegiado acolheu apenas parcialmente os recursos das defesas para redimensionar as penas dos réus. O julgamento, relatado pelo desembargador Nivaldo dos Santos Aquino, ocorreu no último dia 7 de julho de 2026. Mesmo com as reduções de pena, o regime fechado para o início do cumprimento das sanções foi mantido para os três envolvidos.
Redução das penas dos líderes da facção
Com a decisão do tribunal baiano, as penas aplicadas inicialmente pelo juízo da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro foram recalibradas da seguinte forma:
Operação Replay: Bases em praias badaladas do litoral paulista
As atividades criminosas da cúpula do MPA foram desmanteladas pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Replay. A investigação apontou que, entre maio e julho de 2016, a organização se estruturou para traficar toneladas de maconha, cocaína e crack em um eixo interestadual envolvendo Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Para consolidar o esquema, a facção montou bases operacionais estratégicas em municípios do litoral norte paulista, utilizando as cidades de Bertioga e SãoSebastião (onde mantinham um endereço na badalada praia de Barrado Sahy) como entrepostos. Nesses locais, as substâncias eram armazenadas e preparadas para a venda. Em um sítio de Bertioga, agentes da PF apreenderam crack, cocaína pura, pasta base e insumos como cafeína e ampolas de epinefrina, utilizados para o "batismo" (mistura) da droga com o objetivo de aumentar os lucros.
Historicamente, o MPA atua em estreita aliança com a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), disputando o controle territorial e o mercado de entorpecentes na Bahia contra o Comando Vermelho (CV).
STJ e TJ-BA rejeitam teses de nulidade das defesas
Os advogados de defesa tentaram anular o processo alegando duas teses principais: que a Polícia Federal não teria atribuição para investigar crimes de tráfico que tramitam na Justiça Estadual, e que as interceptações telefônicas ("grampos") teriam partido unicamente de uma denúncia anônima.
Ambos os argumentos foram integralmente rejeitados pelo desembargador relator Nivaldo dos Santos Aquino:
Atribuição da PF: O magistrado pontuou que, com base no artigo 144 da Constituição Federal, a Polícia Federal tem o dever constitucional de prevenir e reprimir o tráfico de drogas. O fato de o caso correr na esfera estadual não anula a investigação, especialmente pela natureza interestadual do crime, que exige repressão qualificada.
Legalidade dos grampos: O relator ressaltou que as interceptações não foram baseadas apenas em delações anônimas, mas sim precedidas por investigações de campo autônomas, monitoramento físico e relatórios de inteligência da PF, respeitando os requisitos da Lei Federal nº 9.296/1996.
Leia também

Pinguim-de-Magalhães é achado sem vida na Aviação; biólogos alertam sobre cuidados na orla

Novo Quebra-Mar recebe Festival das Nações com comida típica, dança e shows no feriado em Santos

Cury surge como potencial Ministro da Educação

Pombos sobrevoando gôndolas em hipermercado revoltam cliente em São Vicente

Estabelecimento é interditado e quatro máquinas caça-níqueis são apreendidas no Jóquei Club

Junta Militar de Cubatão divulga lista com resultado do alistamento da Classe 2008

Polícia Civil faz operação contra lavagem de dinheiro do PCC que visava influenciar poder público em Praia Grande

Idosa sofre fraturas graves e é levada inconsciente à Santa Casa após atropelamento em Santos

Pombos sobrevoando gôndolas em hipermercado revoltam cliente em São Vicente

Novo Quebra-Mar recebe Festival das Nações com comida típica, dança e shows no feriado em Santos