Com a recuperação de Neymar em andamento, Santos se prepara para enfrentar a Chapecoense na estreia do Brasileiro.
Otávio Alonso Publicado em 27/01/2026, às 23h57
Neymar deu mais um passo no processo de recuperação do joelho esquerdo ao participar, pela primeira vez na temporada, de um treino com bola no Santos. A atividade ocorreu na manhã desta terça-feira (27), no CT Rei Pelé, em Santos, cerca de um mês após o jogador passar por cirurgia no menisco. O atacante esteve em campo, mas trabalhou de forma controlada e sem contato físico com os demais atletas, seguindo o planejamento da comissão técnica e do departamento médico.
O procedimento cirúrgico foi realizado no dia 22 de dezembro, em Belo Horizonte. Antes disso, nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, Neymar atuou mesmo com limitações físicas e teve participação importante na campanha que garantiu a permanência do clube na Série A.
A expectativa interna é que o camisa 10 volte a ficar à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda no início de fevereiro. No entanto, o Santos não trabalha com uma data exata para o retorno aos jogos oficiais, adotando cautela para evitar recaídas durante a recuperação.
Enquanto acompanha a evolução de Neymar, o elenco santista finaliza a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro. O time enfrenta a Chapecoense nesta quarta-feira (28) às oito da noite, na Arena Condá, em Chapecó.
Para o confronto, o Santos terá o retorno do meia-atacante Barreal, que desfalcou a equipe na última rodada por causa de um trauma no quadril. O jogador treinou normalmente nesta terça-feira e viaja com a delegação para Santa Catarina.
No CT Rei Pelé, Vojvoda comandou a única atividade tática antes da viagem, ajustando posicionamento, estratégias e bolas paradas para a estreia na competição nacional. A tendência é que o Santos entre em campo com Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres e Vinicius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Rollheiser, Barreal e Gabigol.
Outro atleta que treinou normalmente e fica à disposição é o meia Gabriel Bontempo. Por outro lado, o volante Willian Arão é desfalque confirmado após passar por cirurgia para retirada de um cálculo renal e deve ficar afastado por cerca de duas semanas. Também seguem fora Gustavo Henrique, Tiquinho Soares e Thaciano, todos entregues ao departamento médico.