De 6 a 10 de maio, estudantes da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet, na Vila Lígia, viverão imersão na arte urbana com oficinas
Redação Publicado em 03/05/2024, às 16h17
Espalhar a cor da cidadania e da sensibilização por meio da arte urbana é o objetivo do Proje7o Arco-Íris, que chega nesta segunda-feira (6) à Escola Municipal Dr. Gladston Jafet, na Vila Lígia, Guarujá. Idealizada pelo Instituto Burburinho Cultural, a iniciativa contará com obra do grafiteiro Francisco Kleison, que nasceu no estado do Maranhão, mas viveu a maior parte de seus 30 anos na Cidade.
De segunda a sexta-feira (10), além da pintura com a assinatura do grafiteiro, 80 alunos da escola participarão de oficina mediada por um arte-educador e pelo próprio Francisco Kleison. Além disso, serão realizados reparos na escola.
Idealizador da iniciativa e diretor de projetos do Burburinho Cultural, Thiago Ramires afirma que “o Proje7o Arco-Íris transforma as escolas visualmente, mas, sobretudo, aproxima afetiva e criativamente o aluno do ambiente escolar.”
Ao longo da mobilização, o estudante participa de cada etapa e, além de aprender técnicas de pintura, também descobre como é possível reaproveitar resíduos. “A escola é o segundo lugar mais importante da vida do aluno, depois da sua casa. Ao participar de uma atividade lúdica durante o horário escolar, esse estudante é estimulado em sua criatividade e experimenta uma expressão artística fora da rotina do dia a dia. O mais interessante é ver isso tudo acontecer numa empreitada de um ano, itinerante por sete escolas diferentes pelo Brasil”, completa Ramires.
Uma das artes mais expressivas nos grandes centros urbanos, o grafite (da palavra italiana grafitti) ganhou força nas periferias de Nova York na década de 1970 e segue revelando artistas no mundo todo.
Para Francisco Kleison, a iniciativa do Instituto Burburinho Cultural tem um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens. “Vejo muito valor no Proje7o Arco-Íris, porque a arte inclui as pessoas em todos os sentidos e, nos jovens, desperta o interesse pela profissão. Foi o que aconteceu comigo. A preparação e decoração da escola onde estudava para uma Copa do Mundo despertaram em mim o interesse pelo grafitti, pela arte. Meus professores falaram ali que eu poderia ter talento”.
A diretora da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet, Camila Marinho Diniz, está animada para receber projeto. “Essa proposta vem ao encontro de um desejo antigo dos alunos, professores e de toda a comunidade: tornar o espaço escolar mais agradável e mais colorido, com a possibilidade de os alunos aprenderem e até de despertar talentos. E tudo isso sendo feito a muitas mãos. É uma ideia maravilhosa”.
Documentário
Este é o segundo ano da iniciativa idealizada pelo Instituto Burburinho Cultural, que desenvolve projetos com ênfase em transformação e inclusão social. A importância do Proje7o Arco-Íris, implantado em sete cidades ao longo de 2023, está registrada em um documentário disponível no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=vikphnm3wZM.
“É muito bom ver como mudam os discursos dos alunos quando começam as oficinas e quando elas terminam. Todos os conhecimentos que eles obtêm ali são para a vida inteira. A escola passa a ser beneficiada não só por estética, mas também como uma nova cultura de cores e afetos’’, afirma a produtora executiva, Joelma Veiga.
Além de Joelma e Thiago Ramires, a iniciativa é conduzida pela CEO do Instituto Burburinho, Priscila Seixas, e pela gestora de projetos, Camille Dias.
"Ao patrocinar o Projeto Arco-íris 2ª Edição no Guarujá a Wilson Sons reconhece seu potencial para promover educação, arte e sustentabilidade na comunidade. Investimos no desenvolvimento de jovens talentos, na revitalização de espaços educacionais públicos e na conscientização ambiental. Essa parceria reflete nosso compromisso em transformar realidades e criar futuros melhores, mais inclusivos, criativos e sustentáveis para as próximas gerações", afirma Wagner Ramos, especialista de Responsabilidade Social da Wilson Sons.
O Proje7o Arco-Íris é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Wilson Sons, realizado pelo Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Para mais informações, acesse o Instagram oficial do projeto: @proje7oarcoiris
Assessoria de imprensa em Guarujá
Cris Angelini – Tel. e WhatsApp (11) 99158-3255
Adriana Martins – Tel. e WhatsApp (13) 99125-4591
Assessoria Instituto Burburinho Cultural
Mônica Riani – Tel. e WhatsApp (21) 99698-5575
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos