Hamilton Fernandes, de 65 anos, enfrenta uma vida desafiadora

Manoela Cardozo Publicado em 22/06/2023, às 11h10 - Atualizado às 12h01
Passar por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 30 de julho de 2017 marcou o início de uma vida desafiadora para Hamilton Fernandes, um motorista de 65 anos.
De acordo com a Prefeitura de Santos, Enfrentar o processo de recuperação, as sequelas e lidar com a paralisia parcial dos membros nos meses seguintes foi, sem dúvida, extremamente difícil para o idoso.
Além disso, foi doloroso deixar para trás sua prancha, que foi sua companheira no mar por mais de 50 anos.
Mas a vida de Hamilton, a mudança de rumo ocorreu quando ele, residente no Estuário, reencontrou o surfista Cisco Araña, coordenador da Escola de Surfe Adaptado localizada no Posto 3, no Gonzaga.
“O que você está fazendo nesta cadeira de rodas?”, Cisco perguntou quando encontrou o companheiro naquela situação.
A recuperação do AVC estava sendo uma jornada difícil para Hamilton e durante sete meses, ele se locomovia em uma cadeira de rodas.
Ainda, quando começou a apresentar melhoras, ele quebrou o fêmur em 15 de novembro daquele mesmo ano. Foi nesse contexto desanimador que Cisco reencontrou seu amigo.
“Quero você fazendo as aulas”, determinou o instrutor e Hamilton prontamente aceitou o convite.
Na manhã da última quarta-feira (21), Hamilton Fernandes participou de mais uma aula na Escola de Surfe Adaptado.
Apesar do frio da manhã no primeiro dia de inverno, ele se aqueceu no interior do local das aulas, no Posto 3, no Gonzaga.
Logo em seguida, ele passou para a segunda parte da aula: acompanhado por um dos instrutores, aqueceu seus músculos até entrar na água fria, por volta das 10h.
Remar, mesmo com muita dificuldade no braço direito, uma vez por semana durante as aulas, ajudou Hamilton a recuperar sua autonomia.
Atualmente, ele utiliza uma bengala para caminhar, mas comemora poder tomar banho sozinho e realizar outras tarefas cotidianas com menos dependência.
Leia também

Suspeita de comercializar medicamentos emagrecedores sem registro é presa na Vila Esperança

Prefeitura de Guarujá é isenta de ressarcir moradia irregular destruída em deslizamento no morro

Cadela idosa abandonada e coberta com madeira não resiste a infecção e morre em São Vicente

Baixada Santista tem 468 vagas abertas em cursos profissionalizantes gratuitos do Estado

Santos fecha com Acqua Float e instala cápsulas de flutuação no CT Rei Pelé

Anvisa barra produção de produtos de limpeza na fábrica da Unilever no interior de SP

Santos amplia Consultório na Rua e passa a oferecer atendimento odontológico a pessoas em situação de rua

Com 95% de obras concluídas, Complexo Rebouças terá três novas quadras cobertas em Santos

Estudante socorre cadela atropelada no bairro Quietude e mobiliza vaquinha para tratamento em Praia Grande

Obras de urbanização em praças do Indaiá superam 30% e transformam áreas no bairro