Medida garante isenção para inscritos no CadÚnico com consumo de até 80 kWh mensais e amplia os descontos já existentes

Lívia Gennari Publicado em 05/07/2025, às 19h58
A partir deste sábado (5), famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com consumo mensal de até 80 kWh passam a ter direito à conta de luz gratuita. A mudança foi estabelecida por uma Medida Provisória (MP) publicada em maio no Diário Oficial da União e tem aplicação imediata.
Entretanto, para que o benefício se torne definitivo, o texto ainda precisa ser analisado e aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias. Caso não seja aprovado dentro desse prazo, as novas regras perdem a validade e deixam de ser aplicadas.
Até o momento, apenas comunidades indígenas e quilombolas contavam com a isenção total da conta de energia. Com a ampliação proposta pelo governo federal, a expectativa é beneficiar cerca de 17 milhões de famílias, o equivalente a aproximadamente 60 milhões de pessoas. Outras 55 milhões poderão ter acesso a descontos significativos na fatura de energia elétrica.
Atualmente, famílias de baixa renda registradas no CadÚnico recebem descontos que podem chegar a 65% no valor da conta de luz. Com a nova medida, as famílias que atenderem aos requisitos e consumirem até 80 kWh por mês terão direito à isenção total, o que pode aliviar o peso das despesas domésticas.
Quem pode ser beneficiado pela tarifa social?
Se confirmada pelo Congresso Nacional, a iniciativa tem potencial para beneficiar milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, proporcionando maior acesso a um serviço básico e essencial, como a energia elétrica. Ao garantir a isenção na conta de luz para famílias de baixa renda, o governo contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Além disso, a medida representa um avanço significativo na redução das desigualdades sociais no país, promovendo maior justiça social e inclusão, especialmente para comunidades tradicionais, idosos, pessoas com deficiência e outras populações em situação de vulnerabilidade econômica.
Leia também

Secretário de saúde de Guarujá revela detalhes sobre primeiro programa municipal de AIDS do Brasil

Fogo amigo na pré-candidatura de Flávio Bolsonaro

Acidente fatal em Mongaguá: pedestre morre após ser atingido por vários veículos em rodovia

Guarujá apreende mais de 240 pranchas e infláveis após aviso dos bombeiros

Paciente desconfia e polícia prende falso médico que atendia em unidade de saúde de Cananéia

Crise no São Paulo expõe suspeitas de esquema milionário ligado ao presidente da FPF

Projeto que levou escola de Cubatão ao título de melhor do mundo será expandido para 100 unidades em SP

Idoso é agredido em assalto e tem carro levado com cachorro dentro em Peruíbe

Prefeitura de Santos rescinde contrato e multa empresa por atraso em obra esportiva

Trap nacional, atividades infantis e vinil: Baixada Santista tem programação diversa no fim de semana