Medida garante isenção para inscritos no CadÚnico com consumo de até 80 kWh mensais e amplia os descontos já existentes

Lívia Gennari Publicado em 05/07/2025, às 19h58
A partir deste sábado (5), famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com consumo mensal de até 80 kWh passam a ter direito à conta de luz gratuita. A mudança foi estabelecida por uma Medida Provisória (MP) publicada em maio no Diário Oficial da União e tem aplicação imediata.
Entretanto, para que o benefício se torne definitivo, o texto ainda precisa ser analisado e aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias. Caso não seja aprovado dentro desse prazo, as novas regras perdem a validade e deixam de ser aplicadas.
Até o momento, apenas comunidades indígenas e quilombolas contavam com a isenção total da conta de energia. Com a ampliação proposta pelo governo federal, a expectativa é beneficiar cerca de 17 milhões de famílias, o equivalente a aproximadamente 60 milhões de pessoas. Outras 55 milhões poderão ter acesso a descontos significativos na fatura de energia elétrica.
Atualmente, famílias de baixa renda registradas no CadÚnico recebem descontos que podem chegar a 65% no valor da conta de luz. Com a nova medida, as famílias que atenderem aos requisitos e consumirem até 80 kWh por mês terão direito à isenção total, o que pode aliviar o peso das despesas domésticas.
Quem pode ser beneficiado pela tarifa social?
Se confirmada pelo Congresso Nacional, a iniciativa tem potencial para beneficiar milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, proporcionando maior acesso a um serviço básico e essencial, como a energia elétrica. Ao garantir a isenção na conta de luz para famílias de baixa renda, o governo contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Além disso, a medida representa um avanço significativo na redução das desigualdades sociais no país, promovendo maior justiça social e inclusão, especialmente para comunidades tradicionais, idosos, pessoas com deficiência e outras populações em situação de vulnerabilidade econômica.

Quem é o homem que matou jovem em briga de trânsito e alegou estar indo a estande de tiro

Quem é a juíza que virou alvo por fazer Medicina enquanto trabalhava no TRT-2

Teresina, beleza em tom de sol

Privatização das travessias por balsas no litoral de SP é aprovada pela ALESP

Erro no sistema causa prisão de homem “perigosíssimo” que já tinha cumprido quase toda a pena em Cubatão

Deputado mineiro é alvo de denúncia de agressão, mas caso ainda não tem B.O. registrado

Jair Bolsonaro inicia pena de 27 anos com cuidados médicos

NR Sports compra marca “Pelé” por R$ 42 milhões e traz legado de volta ao Brasil

Veja o trajeto dos caminhões da Coca-Cola e do Papai Noel hoje em Santos e São Vicente

Operação Policial prende o influenciador João do Grau com milhões em bens e dinheiro vivo