A promulgação aconteceu na última segunda-feira (03)
Manoela Cardozo Publicado em 04/07/2023, às 08h36 - Atualizado às 09h05
Na última segunda-feira (03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que garantirá a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam as mesmas funções.
Conforme informações do G1, a promulgação ocorreu na base aérea de Brasília, após o retorno de Lula de sua viagem à Bahia, onde inaugurou um novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Ainda no mesmo dia, Lula partiu para a Argentina, onde acontecerá a cúpula dos países do Mercosul.
A nova lei estabelece a igualdade salarial e de critérios de remuneração entre mulheres e homens, tanto para trabalhos de valor equivalente quanto para o exercício das mesmas funções.
Embora a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já proíba a diferença salarial entre gêneros na teoria, na prática, muitas vezes essa exigência legal não é cumprida.
Em seu discurso, Lula rebateu críticas sobre a efetividade da lei, enfatizando que os empresários que não seguirem as normas estabelecidas terão que enfrentar as consequências da legislação brasileira.
“Quero apenas fazer um reparo na frase do ex-governador, do saudoso senador, Franco Montoro. Na verdade, tem governo que faz cumprir a lei e tem governo que não faz cumprir a lei. E nosso governo vai fazer cumprir a lei, porque nós temos fiscalização, temos Ministério do Trabalho, Ministério da Mulher e Ministério Público do Trabalho. E tudo isso tem que fazer funcionar em benefício do cumprimento da lei", concluiu o presidente.
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Ser feio na vida
Santos avança em abertura do 1º hospital pediátrico público da região
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo
Procedimento estético termina em tragédia: mulher morre de infecção generalizada
Ser feio na vida
Gustavo Petro defende legalização da cocaína em Manaus
Trio tenta fugir pela mata, mas é preso com mais de mil porções de drogas em Cananéia
Ação rápida de vítima salva celular, mas não impede roubo de aliança durante assalto em Santos
Procedimento estético termina em tragédia: mulher morre de infecção generalizada