O empreendedor possui mais autonomia e liberdade para gerir a empresa através da Lei de Liberdade Econômica; confira abaixo mais informações

Karina Faleiros Publicado em 24/07/2023, às 11h31
Nesta última semana, a Prefeitura de Santos divulgou uma série de medidas no Diário Oficial para facilitar a regularização de pequenos empreendedores e aumentar o campo de atuação dos empresários da cidade, que vendem pela internet.
Segundo informações do g1, as medidas procuram ajustar-se à Legislação Federal 13.874/2019, que institui a Lei de Liberdade Econômica (LLE) – pela qual o empreendedor tem mais autonomia para gerir a empresa, com menos burocracia e maior liberdade.
Por meio da Sala do Empreendedor Santista, criada em 2014, o objetivo é tornar ainda mais descomplicada e ágil a abertura de procedimentos, segundo o secretário municipal de Finanças e Gestão, Adriano Leocádio.
Graças as medidas, diversas atividades consideradas de baixo ou médio risco poderão ser realizadas na casa dos empreendedores, desde que cumpram as exigências específicas requisitadas para o ramo.
Como por exemplo, pessoas que fazem marmitas para comercializar poderão requerer o alvará de funcionamento desde que apresentem os certificados do curso de manipulação de alimentos, de dedetização e de limpeza de caixa d’água do imóvel.
Já a pessoa que trabalha como cuidador de idosos, precisará cadastrar-se como microempreendedor individual (MEI) na categoria adestrados de animal.
Segundo a prefeitura, muitos empreendedores hoje já atuam nessas e outras atividades, mas de forma irregular, porque não conseguiam a permissão oficial. O decreto garantirá a possibilidade de ingresso no mercado de maneira formal e em curto tempo.
E-commerce
A medida expande a atividade do comércio varejista, que poderá ser feita em ponto de referência mediante apresentação de comprovação de venda pelo comércio eletrônico.
Leocádio afirmou que a medida trata-se de uma inovação para que as pessoas consigam abrir uma empresa para vender pelo e-commerce, podendo colocar seu próprio endereço como referência.
Menos risco
A medida também possibilita que empresas com atividades consideradas de baixo risco, como designer de interiores, chaveiro e instalador de móveis, por exemplo, não precisem solicitar alvará à prefeitura, em conformidade com a LLE.
Você consegue mais informações na Sala do Empreendedor, na Rua Dom Pedro II, 25, no térreo, no Centro Histórico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Leia também

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

São Vicente libera agenda do carnaval: veja onde curtir os blocos de rua a partir deste sábado

Operação prende quatro homens e apreende 28kg de drogas em Praia Grande e Guarujá

Área conhecida como “lixão” em Praia Grande revela cenário de abandono próximo ao local onde mulher foi encontrada morta

Santos avança em segurança com entrega de tablets à Guarda Civil Municipal

Homem é preso em São Vicente após cachorro morrer em situação de abandono e maus-tratos

Mutirão pré-Carnaval mobiliza voluntários para limpar a Praia do Gonzaga e proteger o mar em Santos

Após décadas de espera, comunidade Batuíra recebe água tratada e rede de esgoto em São Vicente

Área conhecida como “lixão” em Praia Grande revela cenário de abandono próximo ao local onde mulher foi encontrada morta

Polícia identifica casal que puxou pit bull pela coleira em moto em Santos