Confira abaixo os próximos passos do documento dentro do Senado
Karina Faleiros Publicado em 17/07/2023, às 12h55
O Congresso Nacional entra em recesso branco na próxima semana e nesse período, a reforma tributária (PEC 45/2019), aprovada na Câmara no último dia 6, irá passar por uma análise técnica até a volta dos trabalhos políticos.
Segundo informações do UOL, o texto ainda não chegou oficialmente ao Senado, mas a rodada técnica já deve começar na semana que vem. O relator Eduardo Braga (MDB/AM) terá as primeiras análises técnicas em mãos no início de agosto, e deverá apresentar o plano de trabalho.
Junto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o relator alinhou estratégias de trabalho e recebeu apoio técnico do Tribunal de Contas da União (TCU) durante a tramitação da reforma tributária no Senado.
Confira os seguintes pontos a serem discutidos em agosto pelos senadores:
Próximos acontecimentos
Fatiamento
Por enquanto, não está previsto fatiamento da proposta. Como o Senado deve alterar o texto aprovado pela Câmara, a proposta deve voltar para a Câmara até que as duas Casas estejam em acordo sobre o texto todo.
As únicas hipóteses de não voltar para a Câmara são se o Senado não promover alterações ou se apenas suprimir trechos independentes, que não alterem o restante do texto, mas que mesmo assim precisa de acordo entre as mesas diretoras. Portanto, tudo indica que a PEC voltará para a Câmara após ser votada no Senado.
Momento de aprovação
É previsto que a aprovação aconteça até outubro no Senado. O relator disse em entrevista que espera que o governo federal não mande a reforma sobre a renda antes da promulgação da reforma sobre o consumo, mas a estratégia da Fazenda ainda não está definida. Se a Fazenda esperar a aprovação desta fase da tributária, a segunda fase (imposto sobre a renda e desoneração da folha) ficaria para 2024.
Rosana Valle quebra recorde na categoria de gastos entre deputados da Baixada
Eixos comerciais de São Vicente são revitalizados em comemoração ao Dia das Mães
Fenômeno: Chuva no deserto do Saara pode atingir o Brasil; saiba mais
Com investimento de R$ 27 mi, obra na perimetral do Porto é destravada
Danilo Manzano detalha em primeira mão a chegada do delivery Keeta à Baixada Santista
Brasil registra 55.451 desaparecidos no 1º semestre de 2025
218 kg de cocaína foram apreendidas no Porto de Santos
Com investimento de R$ 27 mi, obra na perimetral do Porto é destravada
Suspeito de atentados ao GOE, chefe do PCC é preso em Perúibe
Novo trem poderá ligar a Baixada Santista ao Vale do Ribeira