Atual número 2 do mundo perderá 280 pontos no ranking e agora foca na recuperação para o torneio de Madri

Gabriella Souza Publicado em 16/04/2026, às 09h30
O atual número 2 do mundo, Carlos Alcaraz, anunciou nesta quarta-feira (15) sua desistência do ATP 500 de Barcelona. O atleta de 22 anos sofreu uma lesão no punho direito durante a partida contra Otto Virtanen que se provou mais grave do que o esperado após exames. Com a decisão, ele não entrará em quadra para o duelo das oitavas de final contra o tcheco Tomas Machac.
A saída precoce de Barcelona tem um peso alto no ranking da ATP. Como foi vice-campeão do torneio em 2025, Carlos perderá 280 pontos. Assim, Sinner terá uma vantagem de distância, já que assumiu o topo do mundo no último domingo após vencer o próprio Alcaraz na final de Monte Carlo. Agora, a diferença entre o líder Sinner (13.350 pontos) e o espanhol (12.960 pontos) subiu para 390 pontos.
Durante a coletiva, Alcaraz demonstrou a sua tristeza em anunciar a desistência do Aberto de Barcelona, torneio que inicou logo depois de Monte Carlo. O tenista esperava atuar diante de sua torcida, mas o risco de agravar a lesão e comprometer o restante da temporada de saibro falou mais alto.

Distância de Sinner
A expectativa agora gira em torno do Masters 1000 de Madri, que começa no dia 22 de abril. Na última temporada, Alcaraz também ficou de fora do torneio na capital espanhola devido a problemas físicos em Barcelona. Em 2026, o cenário é mais desafiador para o tenista, já que ele precisa estar 100% para tentar desbancar Sinner da liderança.
Enquanto o espanhol soma sete títulos de Grand Slam, o italiano já acumula quatro e atravessa uma fase física impecável. Por outro lado, Sinner também não tem pontos para ganhar nesta semana já que usa deste tempo para descansar, o que significa que ele não perderá pontos e verá sua vantagem crescer sem precisar entrar em quadra.
A participação de Sinner em Madri no final de abril ainda não é garantida, o que poderia abrir uma janela para Alcaraz retomar o posto de número 1, caso consiga se recuperar a tempo. Desde a vitória de Novak Djokovic no US Open de 2023, nenhum outro tenista conseguiu quebrar a hegemonia da dupla nos principais torneios do circuito.
Leia também

Estrela Náutica é acusada de induzir cliente à compra com promessa de reforma não cumprida

Alcaraz desiste de Barcelona por lesão no punho e distância de Sinner no ranking aumenta

Taylor Swift domina American Music Awards 2026; confira a lista completa de todos os indicados

Policlínica da Aparecida fecha nesta sexta-feira (17) para obras; saiba quando reabre

Mutirão em Guarujá mobiliza unidades de saúde para o Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (18)

Megaoperação da Polícia Civil prende 172 criminosos na Baixada e Vale do Ribeira

ROMU detém adolescentes após furto de corrente no Centro de Guarujá

São Vicente celebra 116 anos da Área Continental com revitalização de lagoa

Operação da Defesa Civil remove árvore de grande porte após temporal em São Vicente

Taylor Swift domina American Music Awards 2026; confira a lista completa de todos os indicados