O valor da peça vai além de sua raridade, carrega sua história

Manoela Cardozo Publicado em 07/06/2023, às 10h01
Uma peça rara de Pelé será leiloada no dia 14 de junho. Trata-se de uma camisa branca do Santos, de manga comprida, sem as estrelas do bicampeonato mundial, com o número 10, usada no jogo contra o Bangu em 25 de setembro de 1968, no Pacaembu.
De acordo com infromações da ESPN, naquele ano, Pelé conquistou seu último título nacional.
O valor da peça não se limita apenas à sua raridade, mas também à história que carrega e aos quase 55 anos em que permaneceu guardada com a família de Lincoln Dias Alves.
Hoje com 79 anos, Lincoln era um zagueiro conhecido em Minas Gerais e Goiás, tendo passado por equipes como Atlético, América e Vila Nova, mas foi no Bangu que viveu o momento mais marcante de sua carreira, quando enfrentou Pelé pela primeira vez.
Foi nesse jogo que o zagueiro, juntamente com Luís Alberto, conseguiu anular Pelé, que não deu assistência ou marcou gols.
A camisa permaneceu guardada por 54 anos na casa do pai de Lincoln, em Barão do Cocais, uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes nos arredores da região metropolitana de Belo Horizonte.
Na família de Lincoln, que tinha dez filhos, sendo cinco homens que jogaram profissionalmente, nunca faltaram camisas de futebol para a coleção particular de seu pai, Oswaldo.
Ainda assim, a camisa presenteada por Pelé é considerada a mais valiosa. Mesmo após a morte de Oswaldo há 25 anos, a camisa continuou bem guardada até que um motivo familiar levou Lincoln a decidir vendê-la.
Há cerca de três anos, sua esposa, Adir Aparecida Pena Alves, foi diagnosticada com Alzheimer e iniciou o tratamento para tentar retardar a progressão da doença e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
A camisa presente de Pelé surgiu como uma solução para esse momento turbulento. Lincoln imaginou que o valor obtido com o leilão ajudaria a aliviar as despesas por um ano.
No entanto, antes de decidir vender a peça, ele pediu permissão a seu pai e ao próprio Rei durante um sonho especial.
O leilão será aberto para lances em 12 de junho, e o vencedor será anunciado após as 15h (horário de Brasília) do dia 14 de junho. Todo o processo ocorrerá virtualmente no site Leilão do Esporte. O lance inicial está fixado em R$ 90 mil, e a expectativa é atrair o interesse de colecionadores.
Leia também

Santos vai enfrentar o Cruzeiro nas oitavas da Copinha; veja onde assistir e detalhes da partida

Polícia descobre 'bunker' do tráfico e desenterra mais de 100 kg de drogas em Guarujá

Incêndio em carro mobiliza Bombeiros e trava trânsito na Ana Costa em Santos

De grandes shows a novos postos de saúde: veja a programação dos 59 anos de Praia Grande

Suspeito é pego com drogas em Peruíbe e acaba entregando esconderijos para a PM

Gabriel Menino detalha primeira conversa com Vojvoda: “Disse que vai precisar muito de mim”

Governador Tarcísio de Freitas libera R$ 8 milhões para compra de equipamentos do novo Centro de Especialidades de Cubatão

De grandes shows a novos postos de saúde: veja a programação dos 59 anos de Praia Grande

Suspeito é pego com drogas em Peruíbe e acaba entregando esconderijos para a PM

Confusão na praia: banhistas filmam pancadaria e grupo precisa intervir para separar mulheres em Guarujá