Santos FC

Santos empata, mas segue ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Com desempenho ruim no primeiro tempo, Santos melhora após as entradas de Neymar e Robinho Jr. no segundo tempo

Após 48 dias afastado, Neymar entra e muda o jogo - Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Após 48 dias afastado, Neymar entra e muda o jogo - Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Gabriel Nubile Publicado em 03/11/2025, às 08h31


O Santos voltou a campo neste sábado (25) e, para a alegria da torcida que lotou a Vila Belmiro, o jogo marcou o retorno de Neymar. O craque entrou no segundo tempo, após 48 dias parado por lesão, e conseguiu ajudar o time a buscar um empate por 1 a 1 contra o Fortaleza.

O resultado, no entanto, não foi bom para nenhum dos lados. Em um jogo crucial na luta contra o rebaixamento, o ponto somado não alivia a situação das equipes, o Santos continua em 16º lugar, colado na zona de rebaixamento, e o Fortaleza permanece em 18º, afundado no Z-4.

O retorno do camisa 10 era a grande esperança para uma vitória. Neymar entrou em campo aos 21 minutos da segunda etapa e, embora visivelmente fora de ritmo, mudou a cara do time. Foi dele o passe que iniciou a jogada do gol de empate. Ele abriu para Adonís Frías, que cruzou para a área, a bola desviou no zagueiro Bruno Pacheco e enganou o goleiro.

Como foi o jogo?

O Santos foi muito mal no primeiro tempo. O time parecia assistir o Fortaleza jogar e deu sorte de ir para o intervalo perdendo por apenas 1 a 0. O Leão dominou as ações, com Breno Lopes criando as melhores chances. O gol saiu dos pés dele, em um cruzamento para Adam Bareiro marcar. O Fortaleza ainda teve outro gol de Bareiro anulado por impedimento.

No segundo tempo, o Santos voltou com outra postura, principalmente após as entradas de Robinho Jr. e, depois, de Neymar. O time foi para cima e conseguiu o gol de empate na base da insistência e com uma dose de sorte. Após o 1 a 1, o jogo ficou aberto, mas ninguém conseguiu marcar o gol da vitória.

Neymar joga o clássico?

Apesar de ter voltado bem e jogado mais tempo que o previsto, a presença de Neymar no clássico contra o Palmeiras, na próxima quinta-feira, ainda é uma dúvida. O problema é o gramado sintético do estádio do rival.

A comissão técnica do jogador preferia que ele nem tivesse jogado contra o Fortaleza e ficasse a semana inteira apenas treinando. O próprio Neymar, porém, pediu para acelerar sua volta. Agora, o técnico Juan Pablo Vojvoda disse que vai "decidir com a cabeça fria" se vale a pena arriscar o craque no sintético, já que o objetivo é tê-lo bem até o fim do campeonato, e não apenas por um jogo. A decisão deve sair até terça-feira.

O próximo compromisso do Santos é o clássico contra o Palmeiras, na quinta-feira (30), fora de casa.