Profissionais fiscalizaram documentação, condições estruturais, quantidade de pessoas e demais possíveis irregularidades
Alanis Ribeiro Publicado em 10/12/2024, às 10h12
Cerca de 15 embarcações foram abordadas no último sábado (7) durante uma operação conjunta realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental Náutica, Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) e Marinha do Brasil. A ação ocorreu ao longo das praias do Gonzaguinha e Japuí, em São Vicente, com o objetivo de intensificar a fiscalização e garantir a segurança no litoral.
As abordagens tiveram como foco a verificação de documentação, condições estruturais das embarcações, limite de passageiros e outras possíveis irregularidades. Durante a operação, a Marinha apreendeu um jet ski que estava sendo comercializado ilegalmente próximo à área dos banhistas, colocando em risco a segurança dos frequentadores.
Além das penalidades aplicadas, a ação priorizou a conscientização como estratégia de segurança. Os agentes realizaram testes de barômetro, notificaram proprietários sobre o limite de passageiros e orientaram sobre a distância mínima que deve ser mantida dos banhistas. A operação também contou com o apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), que utilizou totens de segurança para monitorar a região.
Com a chegada do verão, as fiscalizações serão intensificadas e ocorrerão todos os finais de semana, visando proteger moradores e turistas. Segundo o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, o trabalho integrado entre as equipes da GCM e da Marinha tem sido fundamental para os resultados. Ele agradeceu o empenho de todos os envolvidos e reforçou a importância da atuação conjunta.
O Comandante Capitão de Mar e Guerra, Marcus André, destacou a parceria entre a Capitania dos Portos e a Prefeitura de São Vicente, ressaltando que ações frequentes são essenciais para coibir irregularidades e garantir a segurança nas praias.
.
Leia também
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
ANTES DE SUZANE: conheça a história da santista que planejou a morte brutal dos próprios pais
Santos celebra 479 anos com programação especial e show de Thiaguinho
Homem é preso por portar imagens de abuso infantil no litoral de SP
Praia do Perequê é a mais poluída da Baixada Santista em 2024, aponta Cesteb
Marcos Pontes pode comprometer sua trajetória política?
Vagas PAT: Guarujá oferece 64 oportunidades de emprego
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
Surto de norovírus no MSC Grandiosa atinge 127 passageiros a bordo