SÃO VICENTE

Ação conjunta aborda 15 embarcações e apreende jet ski irregular

Profissionais fiscalizaram documentação, condições estruturais, quantidade de pessoas e demais possíveis irregularidades

Profissionais fiscalizaram documentação, condições estruturais, quantidade de pessoas e demais possíveis irregularidades - Imagem; Reprodução/Seicom
Profissionais fiscalizaram documentação, condições estruturais, quantidade de pessoas e demais possíveis irregularidades - Imagem; Reprodução/Seicom

Alanis Ribeiro Publicado em 10/12/2024, às 10h12


Cerca de 15 embarcações foram abordadas no último sábado (7) durante uma operação conjunta realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental Náutica, Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) e Marinha do Brasil. A ação ocorreu ao longo das praias do Gonzaguinha e Japuí, em São Vicente, com o objetivo de intensificar a fiscalização e garantir a segurança no litoral.

As abordagens tiveram como foco a verificação de documentação, condições estruturais das embarcações, limite de passageiros e outras possíveis irregularidades. Durante a operação, a Marinha apreendeu um jet ski que estava sendo comercializado ilegalmente próximo à área dos banhistas, colocando em risco a segurança dos frequentadores.

Além das penalidades aplicadas, a ação priorizou a conscientização como estratégia de segurança. Os agentes realizaram testes de barômetro, notificaram proprietários sobre o limite de passageiros e orientaram sobre a distância mínima que deve ser mantida dos banhistas. A operação também contou com o apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), que utilizou totens de segurança para monitorar a região.

Com a chegada do verão, as fiscalizações serão intensificadas e ocorrerão todos os finais de semana, visando proteger moradores e turistas. Segundo o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, o trabalho integrado entre as equipes da GCM e da Marinha tem sido fundamental para os resultados. Ele agradeceu o empenho de todos os envolvidos e reforçou a importância da atuação conjunta.

O Comandante Capitão de Mar e Guerra, Marcus André, destacou a parceria entre a Capitania dos Portos e a Prefeitura de São Vicente, ressaltando que ações frequentes são essenciais para coibir irregularidades e garantir a segurança nas praias.

.