Em outubro a bandeira tarifária de luz passou para vermelha patamar 2
Maria Clara Campanini Publicado em 01/10/2024, às 15h31
A partir desta terça-feira (1º), os consumidores de energia elétrica enfrentarão um aumento tarifário com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais elevado do sistema de tarifas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A Aneel divulgou a decisão na última sexta-feira (27), justificando a medida pelo risco hidrológico decorrente dos baixos níveis dos reservatórios e pela alta no preço da energia no mercado. Esse aumento é atribuído aos custos da energia produzida, mas não contratada previamente.
O sistema de bandeiras tarifárias adotado pela Aneel é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, sendo este último dividido em dois patamares. A bandeira verde patamar 1 indica ausência de custo adicional na tarifa.
Desde setembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, após um longo período de aplicação da bandeira verde patamar 1, a mais econômica do sistema.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias foi implementado em 2015 com o objetivo de proporcionar maior transparência aos consumidores sobre os custos adicionais na geração de energia elétrica. A ferramenta também visa permitir ajustes no consumo para que os usuários possam reduzir o valor das suas contas de luz.
Leia também
Dupla que 'pulverizava' dinheiro de golpes para despistar polícia é presa em Santos
Prefeitura de Santos avança com planos para Etec e Fatec em novo local
Funcionários de empresa de entregas são sequestrados em Guarujá
Vídeo de carro pegando fogo em avenida intriga moradores no Guarujá
Em passeio assombrado são vistos luz e vultos em prédios no litoral de SP
Vídeo de carro pegando fogo em avenida intriga moradores no Guarujá
Motociclista morre ao ser atingido por ônibus em São Vicente
Acidente de trabalho: homem de 59 anos morre ao cair de prédio em Guarujá
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo