Queimadas

Alerta da defesa civil para riscos de incêndio em São Paulo

Na região oeste a temperatura pode chegar a 35ºC; algumas áreas estão em situação de emergência

Alerta da defesa civil para riscos de incêndio em São Paulo - Imagem: Divulgação/ Governo SP
Alerta da defesa civil para riscos de incêndio em São Paulo - Imagem: Divulgação/ Governo SP

Maria Clara Campanini Publicado em 29/08/2024, às 12h36


Nesta quinta-feira (29), o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, emitiu um alerta sobre riscos altos de incêndio. Neste fim de semana as temperaturas aumentam e a umidade do ar deve cair, aumentando as chances de queimadas.

O gabinete de crise é mantido pelo Governo de São Paulo para monitorar a situação das queimadas.  Segundo o meteorologista da Defesa Civil, a massa de ar frio está chegando ao fim, com isso os termômetros voltam a subir, principalmente no interior, com temperaturas acima dos 30ºC.

Segundo o mapa de riscos de incêndio, as cidades que estão situação crítica são Andradina. Araçatuba. Bauru e Jaú, com temperaturas podendo chegar a 35ºC e umidade do ar podendo ficar abaixo dos 20%. Ainda é previsto ventos fortes, chegando até 60 km/h.

Os municípios de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos devem ter temperaturas altas também, máxima prevista de 34ºC, e umidade do ar abaixo dos 20%. As cidades de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, a temperatura deve chegar a 33ºC e a umidade do ar não passa dos 20%.

Os municípios de Itapeva, Sorocaba e Iperó devem chegar a 29ºC, com umidade abaixo dos 25%.

Em casos de alta temperatura e baixa umidade do ar é recomendado evitar exercícios físicos e trabalhos no ar livre entre as 10h e 16 horas, e aglomerações em ambientes fechados. É recomendado o uso de soro fisiológico nos olhos e narinas, além de se manter hidratado e umidificar o ambiente.

Já na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, a máxima prevista é de 27ºC com umidade do ar abaixo dos 30%.

Com isso a população deve seguir algumas medidas de proteção, como, não colocar fogo em vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de estradas, não fazer limpeza rural utilizando fogo, não queimar lixo e não soltar balão.

A Defesa Civil ainda realizara ações de conscientização em Riberão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O governo está realizando uma série de medidas de proteção neste período de queimadas. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Artesp acompanham a situação para realizar bloqueios em estradas caso seja necessário.

Além de ser mantido o plano emergencial na área da saúde. A ideia é aumentar o atendimento em unidade de saúde nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, entre outras.

Inalar a fumaça de incêndios aumenta os problemas respiratórios. Com isso a recomendação é procurar atendimento médico em casos de falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.

A Defesa Civil ainda alerta que, se vir fumaça ou suspeita de fogo em mata, deve se informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).