Notícias

Black Friday: Diretor do Procon SP alerta sobre 'falsos descontos'

85% das pessoas pretendem ir às compras, segundo pesquisa do Mercado Livre e Mercado Pago

O Jornal da CBN Santos ocorre das 9h ao 12h, de segunda a sexta-feira - Imagem: CBN Santos
O Jornal da CBN Santos ocorre das 9h ao 12h, de segunda a sexta-feira - Imagem: CBN Santos

Karina Faleiros Publicado em 05/11/2024, às 10h49


Na Black Friday deste ano, que ocorre no dia 29 de novembro, 85% das pessoas pretendem ir às compras, de acordo com pesquisa realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago.

Com alto volume de procura, há casos em que os comerciantes aumentam o valor dos produtos na intenção de vender mais, o que desperta a desconfiança em muitos consumidores.

Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, o Diretor de Assuntos Jurídicos do Procon SP, Robson Campos, orienta os consumidores nesses casos. “Nós iniciamos no começo de outubro um monitoramento em sites e produtos, exatamente para coibir e identificar eventualmente alguma abusividade no transcorrer da promoção. É exatamente para que o consumidor tenha de fato garantido ali vantagens com relação aos preços", explica.

Ele ressalta que o Procon tem materiais educativos através de seu site, em parceria com os propósitos municipais conveniados, no intuito de orientar os consumidores.

Dicas para as compras

Por fim, o Diretor orienta os ouvintes sobre a melhor forma de realizar uma compra pela internet. “Eu quero destacar, entre as dicas importantes, é que não haja uma compra por impulso, que haja uma reflexão. O consumidor, antes de tomar a decisão de comprar, principalmente se for via digital, aplicativos ou sites, que ele reflita, que ele compare os preços, que ele consulte referências. Nesse sentido, a Fundação Procon tem uma relação de sites não recomendados para comprar, que foi consolidado com base em reclamações no passado, então é uma referência.”