CUIDADOS

Cadela que vivia em situação de maus-tratos é resgatada por GCM

Autoridades foram acionadas após denúncias anônimas dos moradores

Cadela Violeta recebendo os primeiros cuidados após resgate - Imagem: Reprodução/GCM
Cadela Violeta recebendo os primeiros cuidados após resgate - Imagem: Reprodução/GCM

Alanis Ribeiro Publicado em 30/10/2024, às 10h21


Uma cadela que vivia em situação de maus-tratos foi resgatada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, em uma casa no bairro da Vila Mathias. O tutor foi multado em R$ 6 mil.

A operação foi realizada em duas etapas consecutivas. Na noite de quarta-feira (23), os agentes da GCM visitaram o endereço mencionado na denúncia, mas não localizaram o animal nem seu tutor. Na manhã seguinte, quinta-feira (24), por volta das 11h20, a equipe retornou ao local e, com o auxílio dos moradores da região, conseguiu encontrar o responsável e a cadela chamada Violeta.

O animal, idoso e sem raça definida (SRD), apresentava sinais claros de negligência, incluindo a presença de urina e fezes em seu corpo. Sob os cuidados da veterinária Karol Castro, da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), Violeta foi diagnosticada com síndrome vestibular, condição que provoca desorientação semelhante à labirintite em humanos, afetando o equilíbrio do animal.

Karol Castro relatou que Violeta recebeu banho e alimentação adequada, com ração específica para animais em recuperação, e está se hidratando normalmente. Devido ao feriado do Dia do Servidor Público Municipal, em 28 de outubro, a cadela será temporariamente acomodada em uma clínica particular parceira da Codevida. Assim que sua condição estabilizar, ela será vacinada e colocada para adoção.

O tutor de Violeta enfrenta penalidades conforme previsto no Artigo 300 da Lei 3.531/1968. As infrações estão documentadas no Boletim de Ocorrência GCM n° 12.259 e na autuação n° 27.950. Existe a possibilidade de recurso contra a multa imposta, que foi de R$ 6 mil.