Foram entregues carteirinhas e colares aos munícipes
Karina Faleiros Publicado em 17/10/2023, às 11h05
Nesta segunda-feira (16), o prefeito Rogério Santos (PSDB) assinou a sanção da lei complementar da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e o Colar Girassol para pessoas com deficiência oculta, que foram instituídos como política pública em Santos.
Como funciona?
Os dispositivos facilitam a identificação e o exercício dos direitos fundamentais desta parcela da população. Ela é voltada a toda pessoa com deficiência do Município, que quiser ter o documento oficial.
Já o Colar Girassol, ajuda na identificação de pessoas com deficiências ocultas, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, fobias, entre outras, e facilitar o atendimento prioritário deste público.
A cerimônia, que aconteceu na sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, reuniu servidores e autoridades do Executivo e do Legislativo santista junto com munícipes.
“Tanto a carteira de identificação, que já deixa evidente o CID (número de identificação da doença), quanto o Colar Girassol, eram regulamentados via decreto municipal, mas agora, com a sanção, haverá segurança de consolidação de política pública permanente no Município”, relata a coordenadora de políticas para pessoas com deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari.
Como fazer?
Segundo a prefeitura, para conseguir a carteira de identificação, que é expedida pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, através do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep), é necessário se dirigir ao Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro) com cópia de certidão de nascimento, RG e CPF do interessado e do responsável (quando for o caso), comprovante de residência atualizado e laudo médico com o CID.
O prazo para emissão é de 35 dias, sem cobrança de taxa e o documento pode ser renovado a cada cinco anos.
O colar Girassol pode ser solicitado pelo e-mail [email protected]
Informações pelo telefone: (13) 3202-1911
Leia também
Morte na Operação Verão: MP-SP pede aumento de indenização para família de vítima em Santos
Adolescente é detido após assalto com pai em Mongaguá; pai morre horas depois
Mobilidade em Guarujá: patinetes elétricos já podem ser alugados para andar pela cidade
Aproximadamente 30 kg de entorpecente são apreendidos em carro antigo no Porto de Santos
Guarujá: polícia desarticula desmanche e prende homem acusado de receptação de veículos