Alerta

Defesa Civil alerta para fortes chuvas e já aciona gabinete de crise

Após alerta de tempestade governo já aciona gabinete de crise

Defesa Civil alerta para fortes chuvas e já aciona gabinete de crise - Imagem: Divulgação/ Governo SP
Defesa Civil alerta para fortes chuvas e já aciona gabinete de crise - Imagem: Divulgação/ Governo SP

Maria Clara Campanini Publicado em 06/11/2024, às 13h59


A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a população devido à previsão de intensas precipitações que deverão afetar todas as regiões de São Paulo entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8). De acordo com o órgão, os índices pluviométricos poderão variar de altos a muito altos. Particularmente nas áreas de Marília e Presidente Prudente, prevê-se níveis elevados de chuva. Na capital, região metropolitana, Vale do Ribeira, e outras localidades como Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, os acumulados deverão atingir níveis muito elevados.

O comunicado enfatiza atenção redobrada para as regiões de Bauru e Araraquara, onde são esperados volumes ainda maiores. As tempestades podem vir acompanhadas por raios, rajadas de vento e potencial queda de granizo. Este fenômeno meteorológico é atribuído à passagem de uma frente fria pela costa sudeste do país, criando condições favoráveis a chuvas intensas e temporais.

Em resposta a essa previsão climática adversa, o Governo de São Paulo ativará um gabinete de crise a partir das 8h desta quinta-feira (7), com o objetivo de coordenar ações rápidas e eficientes em situações emergenciais decorrentes das chuvas. Representantes das concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água participarão deste gabinete para facilitar a comunicação e garantir uma resposta ágil no monitoramento e controle dos impactos.

Veja as recomendações da Defesa Civil:

- Evitar permanecer em locais abertos como praias ou campos;

- Manter distância de estruturas altas ou isoladas como árvores e postes;

- Durante tempestades, afastar-se de aparelhos elétricos;

- Não tomar banho durante chuvas fortes;

- Atentar-se para possíveis quedas de árvores e postes em caso de ventos intensos;

- Não tentar atravessar enxurradas ou áreas alagadas;

- Em áreas de encosta, observar sinais de movimentação do solo;

- Se um fio energizado cair sobre seu veículo, permaneça dentro e contate os serviços de emergência.

Para receber alertas da Defesa Civil diretamente no celular, os moradores podem enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199 ou seguir as atualizações pelas redes sociais através do @defesacivilsp.