Notícias

Defesa Civil alerta pra fortes chuvas e instala gabinete de crise

Diretora da Divisão de Resposta da Defesa Civil, Major Michele Cézar, explicou aos ouvintes

Jornal da CBN Santos ocorre das 9h ao 12h, de segunda a sexta-feira - Imagem: CBN Santos
Jornal da CBN Santos ocorre das 9h ao 12h, de segunda a sexta-feira - Imagem: CBN Santos

Karina Faleiros Publicado em 07/11/2024, às 12h51


Entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), a Defesa Civil divulgou alerta para toda Baixada Santista sobre a chegada de fortes chuvas, podendo variar entre alto e muito alto.

Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, a Diretora da Divisão de Resposta da Defesa Civil, Major Michele Cézar, explicou detalhes aos ouvintes.

Nós temos uma frente fria chegando no estado de São Paulo com possibilidade de rajadas de ventos, granizos e raios. Além do grande acumulado d'água, a região de Santos conta com previsão de uma chuva de 150 milímetros, o que é relativamente alto", explica.

Por conta disso, a Defesa Civil instalou o Gabinete de Crise no Palácio dos Bandeirantes, na sede defensiva do Estado, em busca de minimizar o impacto dessas chuvas no Estado.

"O Gabinete é uma iniciativa do Governo do Estado, através do Governador Tarcísio e nosso secretário da Defesa Civil [Coronel PM Henguel Ricardo Pereira]. Nós temos o Corpo de Bombeiros, temos a Sabesp, temos representantes da secretaria de Estado, que caso seja necessária uma intervenção imediata, os órgãos estão presentes para apoio, solucionar rapidamente o problema e restabelecer o dano devido aos temporais."

Por fim, Michele explica que ao sair de casa, é necessário evitar áreas descampadas no início da chuva, pois conta com possibilidade de raios.

  • Espere a chuva passar para sair de casa, se mantenha abrigado.
  • Se tem área de alagamento, não se coloque em risco, não ultrapasse essas áreas; 15 centímetros de lâmina d'água já é o suficiente para arrastar uma pessoa.
  • Aos moradores da área de risco que moram em morros ou encostas, que sempre observem. A umidade do solo com fortes chuvas pode causar deslizamento, então observe se tiver rachaduras, trincas, movimentação do solo, inclinação de poste, árvores, água barrenta descendo, e acione os órgãos de emergência através do 199 defesa civil, 193 corpo de bombeiros.