Neste 23 de setembro, o alerta é para prevenir e combater os efeitos do estresse
Redação Publicado em 23/09/2024, às 16h13
O estresse é uma epidemia que atinge cerca de 90% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode causar ou acentuar outras doenças, como o transtorno da ansiedade, que afeta quase 10% da população do Brasil. Em pleno mês da campanha Setembro Amarelo, o Dia Mundial do Combate ao Estresse, celebrado neste 23 de setembro, reforça a reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.
O estresse é uma reação natural do organismo diante de situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando uma resposta fisiológica, biológica ou psicológica. Desde o início da humanidade, convivemos com o estresse, que foi essencial para a evolução do homem e sua sobrevivência. O problema é quando esse estado se torna prolongado e constante, interferindo na capacidade de viver uma vida normal por um longo período.
“Atendo pessoas que se queixam de inúmeros sintomas, como dor nas costas, insônia, dor de cabeça, compulsão alimentar, dor muscular. Muitas chegam para uma sessão de massagem com a respiração ofegante, agitadas e com o humor alterado. A maioria não associa esses sinais ao estresse, mas quase sempre é esse o motivo”, observa Marcia Campos, esteticista, massoterapeuta e especialista em bem-estar.
Há quase 10 anos ajudando seus clientes a relaxarem, ela mesma deixou de lado uma rotina estressante nas salas de aula e se entregou à vocação de cuidar das pessoas promovendo bem-estar. “O estresse afeta impacta diretamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. Com a rotina acelerada que temos, reservar um tempo para o autocuidado é essencial para manter o equilíbrio e evitar os efeitos negativos do estresse prolongado”, aconselha ela.
Para ajudar as pessoas a desacelerarem, ela se inspirou nas terapias de relaxamento que oferece em seu Espaço Marcia Campos, em Santos, e compartilha cinco dicas simples e acessíveis para transformar o próprio lar em um SPA:
A prática regular dessas dicas simples de autocuidado pode fazer a diferença no combate ao estresse. “Reserve um tempo para cuidar de si mesmo, retome hábitos que te fazem bem, coisas simples como uma caminhada, leitura ou até mesmo cuidar de uma planta. Precisamos equilibrar os momentos de pressão, cobrança e preocupações do nosso dia com algumas pausas para cuidarmos do corpo e da mente”, indica Marcia.
É possível testar o nível de estresse no site da International Stress Management Association - Brasil (ISMA-BR), associação sem fins lucrativos e a única com caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo. Acesse o teste aqui: https://www.ismabrasil.com.br/testes/teste-seu-nivel-de-stress.
Leia também
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Operação em Peruíbe resulta em quatro prisões por furto de energia elétrica e desvio de redes
Adolescente desaparece no mar na praia de Bertioga; buscas continuam intensas
Cidades da Baixada Santista implementam transporte público gratuito para Eleições 2024
445 mil eleitores com deficiência poderão contar com o programa “São Paulo são Libras”, explica o secretário à CBN
Cidades da Baixada Santista oferecem ônibus grátis no dia da eleição
Pelé dá nome a duas avenidas icônicas de Santos
Quadrilha armada invade condomínio de João Paulo, goleiro do Santos
Brasileira tenta escapar de ataques no Líbano enquanto procura ajuda para voltar ao Brasil
Conheça o Projeto Piloto de Santos citado por Datena em debate