Política

Donald Trump sofre atentado na Pensilvânia durante comício; Presidentes e autoridades políticas se manifestam sobre o caso

Ex-presidente dos Estados Unidos foi ferido na orelha, duas pessoas ficaram feridas e outras duas mortas

Donald John Trump, 78 anos, 45º presidente dos Estados Unidos - Imagem: Reprodução/ g1
Donald John Trump, 78 anos, 45º presidente dos Estados Unidos - Imagem: Reprodução/ g1

Bianca Novais Publicado em 14/07/2024, às 14h30


Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump sofreu um atentado neste sábado (13), durante comíciona Pensilvânia. O Político estava discursando, e foi atingido no rosto por um dos disparos feito pelo atirador Thomas Matthew Crooks.

Trumpprecisou ser retirado às pressas do palco e da cerimônia, diversos barulhos de tiros puderam ser ouvidos no local. Estima-se que 8 disparos pelo menos foram realizados no local. Além do Político baleado no rosto, outras duas pessoas ficam feridas, e um apoiador foi morto.

Após os barulhos ouvidos, os agentes do Serviço Secreto correram rapidamente em direção do ex-presidente para garantir a sua segurança. “O Serviço Secreto dos Estados Unidos respondeu rapidamente com medidas de proteção e o ex-presidente Trump está seguro. Um espectador foi morto e dois ficaram gravemente feridos. Este incidente está atualmente sob investigação e o Serviço Secreto notificou o FBI”, informou Anthony Guglielmi, chefe de comunicações do Serviço Secreto dos EUA.

Os disparos foram realizados do telhado de um prédio. O atirador era um republicano, de 20 anos, e foi morto pelas equipes de segurança. Trump respondeu o atentado ainda com o rosto sangrando, com um símbolo representando força, desafio ou resistência, como mostra a foto:

Imagem: Reprodução Thmais/ Anna Moneymaker/Getty Images)
O punho erguido (também conhecido como o punho cerrado) é um símbolo de solidariedade e apoio.Também é utilizado como uma saudação para expressar unidade, força, desafio ou resistência.

Após ser levado ao hospital e ser medicado, Trump passa bem.


Autoridades políticas se manifestam sobre o caso:


Joe Biden, atual presidente do país, se pronunciou para toda a nação sobre o ocorrido, lamentando a violência.

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro também prestou sua solidariedade via redes sociais. “Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse.”, publicou em seu Instagram.

Barack Obama, também ex-presidente dos Estados Unidos publicou se posicionando contra qualquer violência política na democracia do país. “Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos nós deveríamos estar aliviados que o ex-presidente Trump não tenha se machucado seriamente, e usar este momento para nos comprometer novamente com a civilidade e o respeito em nossa política” (tradução).

O atual presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, publicou repudiando o ocorrido. “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.”