Valor aumentou em 6,8% em comparação com níveis pré-pandemia
Maria Clara Campanini Publicado em 11/09/2024, às 13h00
O setor de serviços que conta com transporte, turismo e restaurantes, teve um aumento de 1,2% em julho se comparado com o mês anterior. Este resultado fez o segmento – que mais emprega- chegar no ponto mais alto da série histórica.
Quando comparado com julho de 2023, o crescimento foi de 4,3%. No acumulado de 2024, o aumento é de 1,8%, nos doze meses a expansão é de 0,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a partir da Pesquisa Mensal de Serviços.
Em comparação com os meses anteriores o resultado foi o segundo seguido. Em junho, o aumento foi de 1,7%. Nos dois meses, a soma do setor foi de 2,9%, fazendo que se posicione 15,4% a mais em níveis pré-pandemia.
O crescimento
No mês julho, três dos cinco grandes setores apresentaram crescimento, se comparado com junho de 2024. Os destaques ficam com grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares, que aumentou 4,2%. Nestes setores, as atividades mais proeminentes são agenciamento de espaços de publicidade e intermediação de negócios em geral.
“As empresas têm usado muito as plataformas digitais para fazer anúncios”, analisa Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.
O pesquisador acrescenta que uma grande empresa corrigiu números subestimados, que contribuiu para o grande salto no setor.
“A partir de agora tem quantidade de receita sendo informada maior do que vinha sendo informado até então”, explicou. O nome da empresa não foi divulgado.
O setor da informação também teve um resultado positivo entre junho e julho, com aumento de 2,2%.
Rodrigo Lobo diz que em julho, mês de recesso escolar, as famílias tendem a tirar férias, assim, salas de cinema tiveram um bom desempenho nessa época.
"Os dados macroeconômicos [aumento de empregos e renda], de alguma forma, corroboram para uma conjuntura positiva, especialmente para os setores de informação e comunicação; e serviços profissionais, administrativos e complementares", explica Lobo.
Variação
Em julho, o setor de serviços foi o terceiro que mais cresceu, com 0,2%.
A área de transportes, o que tem maior peso na pesquisa, ficou negativa, com recuo de 1,5%. Segundo o analista do IBGE, o resultado foi abaixo por conta do mal desempenho nos transportes dutoviários e rodoviário de cargas.
Rodrigo Lobo, explica que o baixo desempenho do transporte dutoviário pode ser compreendido pela queda na produção extrativista, já o rodoviário é explicado pela baixa na produção agrícola.
Outro segmento que teve uma pequena variação foi o de serviços prestados às famílias, com uma pequena queda de 0,2%.
Difusão
As unidades de Federação (UFs), 14 das 27 unidades tiveram aumento na receita real na passagem de junho e julho. O acumulado do ano, teve 21 das UFs apresentaram crescimento.
O especialista explica que o crescimento interanual de 4,3% foi por conta dos dois dias úteis a mais no mês de julho.
A pesquisa do IBGE analisou o comportamento de 166 tipos de serviço. Em comparação com julho de 2023, o índice de difusão aumentou, com 60,8%.
Turismo
As atividades de turismo tiveram uma pequena queda, de 0,9%, Rodrigo explica que o motivo foi o ruim desempenho no preço de passagens aéreas e aluguel de veículos.
Em relação a níveis pré-pandemia o aumento é de 6,8% e apenas 1% menor que o ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.
Está divulgação do indicador de atividades turísticas é a primeira desde o aumento de locais pesquisados, passando de 12 para 17. Participam agora Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso, que se somam a Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e o Distrito Federal.
Leia também
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Operação em Peruíbe resulta em quatro prisões por furto de energia elétrica e desvio de redes
Adolescente desaparece no mar na praia de Bertioga; buscas continuam intensas
Cidades da Baixada Santista oferecem ônibus grátis no dia da eleição
Cidades da Baixada Santista implementam transporte público gratuito para Eleições 2024
Cidades da Baixada Santista oferecem ônibus grátis no dia da eleição
Pelé dá nome a duas avenidas icônicas de Santos
Quadrilha armada invade condomínio de João Paulo, goleiro do Santos
Brasileira tenta escapar de ataques no Líbano enquanto procura ajuda para voltar ao Brasil
Conheça o Projeto Piloto de Santos citado por Datena em debate