Na última divulgação, o Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano

Karina Faleiros Publicado em 28/06/2023, às 08h23
Na última quarta-feira (27), o Banco Central divulgou a ata do Copom (Comitê de Política Monetária). Mesmo com a pressão do governo, a Selic foi mantida a 13,75% ao ano.
A ata sinaliza, porém, que boa parte dos integrantes do comitê notam que o cenário possa permitir que a taxa de juros tenha um corte a partir da próxima reunião do grupo, em agosto deste ano.
“A avaliação predominante foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”, diz a ata. Ultimamente, o mercado e analistas aumentaram as apostas de que a Selic abaixaria a partir de agosto segundo informações do UOL.
A cautela entre os membros foi notória. Para eles, “é necessário observar maior ancoragem das expectativas longas e acumular mais evidências de desinflação nos componentes mais sensíveis ao ciclo”. Contudo, existiu uma concordância sobre os elementos que definirão os próximos passos de política monetária: a evolução da dinâmica inflacionária, das expectativas de inflação, principalmente as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.
“A conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária”, destacou o Copom. Os passos futuros dependem da evolução da dinâmica inflacionária. Os juros estão a 13,75% ao ano e estão no mesmo patamar que foram fixados em agosto de 2022.
51 membros do Conselhão publicaram uma carta aberta a favor da redução das taxas, exigindo uma política monetária adequada. Dentre eles, estão: Josué Gomes, a empresária Luiza Trajano e o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sergio Nobre.
“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia. O Copom conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas e avalia que a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação”, diz trecho da ata do Copom.
- 21 de junho de 2023: 13,75% ao ano
- 03 de maio de 2023: 13,75% ao ano
- 22 de março de 2023: 13,75% ao ano
- 01 de fevereiro de 2023: 13,75% ao ano
- 07 de dezembro de 2022: 13,75% ao ano
- 26 de outubro de 2022: 13,75% ao ano
- 21 de setembro de 2022: 13,75% ao ano
- 03 de agosto de 2022: 13,75% ao ano
- 15 de junho de 2022: 13,25% ao ano
- 04 de maio de 2022: 12,75% ao ano
Leia também

Ave de rapina encontrada desorientada no Gonzaga é levada para reabilitação no Orquidário Municipal

Polícia Civil investiga origem de despojos humanos encontrados dentro de mala na Baixada Santista

Novos pontos de apoio com cozinha e banheiros vão facilitar a rotina de motoboys e entregadores em São Vicente

Santos registra índice de recusa para doação de órgãos 17 pontos abaixo da média nacional, aponta fórum

Inscrições para concurso da Câmara de Itanhaém começam nesta segunda-feira (14) com vagas para diversos níveis

Chuva intensa e ventania mobilizam equipes da Prefeitura em ocorrências por diferentes bairros de Santos

Polícia Militar prende assaltante em flagrante após roubo no bairro Caraguava, em Peruíbe

Rafael Câmara reduz diferença para o líder e mira liderança da Fórmula 2 na próxima etapa em Baku

Prefeitura de Santos dá início ao 23º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti nesta quarta-feira no Boqueirão

Polícia Militar prende suspeito de tráfico com porções de "Ice" e maconha no Paquetá, em Santos