El Niño

Evento em Santos debate impactos do fenômeno El Niño

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet

Evento em Santos debate impactos do fenômeno El Niño - Imagem: reprodução Twitter
Evento em Santos debate impactos do fenômeno El Niño - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 13/06/2023, às 09h44


O conceito de El Niño é definido como um fenômeno climático que ocorre quando há um aquecimento incomum ou temperaturas acima da média na região central e leste do Oceano Pacífico tropical.

De acordo com informações do Santa Portal, os efeitos desse fenômeno e como ele influenciará o setor agrícola serão discutidos na palestra intitulada 'Como o El Niño pode afetar a produtividade no Brasil', que será realizada na próxima quarta-feira (14), às 15h, no auditório da Associação Comercial de Santos.

A palestra será ministrada pela meteorologista e apresentadora Nadiara Pereira, do Climatempo, que estará visitando Santos pela primeira vez.

A temática tem ganhado destaque após a confirmação oficial, em 8 de junho, pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), uma renomada agência meteorológica global, das condições propícias para o surgimento do El Niño.

Segundo a NOAA, espera-se que o fenômeno climático persista até o início de 2024, com uma intensificação prevista para o inverno. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet.

O El Niño é conhecido por ocorrer de forma irregular em intervalos de dois a sete anos, impactando o clima em diferentes partes do mundo.

Sua descoberta remonta ao século XVII, quando pescadores peruanos observaram períodos de temperaturas excepcionalmente quentes no Oceano Pacífico.

Embora não siga um ciclo regular e seja bastante imprevisível, uma vez que cada evento é único, esse padrão climático geralmente interfere nas condições climáticas normais durante o mês de dezembro, próximo ao Natal.

Compartilhe