Os apartamentos foram destinados às famílias que moravam em áreas de risco
Manoela Cardozo Publicado em 14/06/2024, às 11h41
A Prefeitura de Santos e o Governo do Estado entregaram na tarde da última quinta-feira (13) 198 unidades habitacionais dos conjuntos R2 e R3, localizados na Avenida Santista, no Morro da Nova Cintra.
Conforme informações da Prefeitura, esses apartamentos foram destinados às famílias que anteriormente residiam em áreas de risco socioambiental nos morros de Santos.
As novas habitações incluem 160 unidades no conjunto R2 e 38 no R3, construídas pela MC Construtora e gerenciadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), uma entidade do Governo do Estado. A demanda foi identificada pela Defesa Civil de Santos e pela Cohab-Santista.
O investimento total nas obras foi de R$ 44 milhões. As unidades habitacionais variam entre 38,55m² e 52,48m², contendo um ou dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, e os blocos ainda possuem área de lazer.
Esses imóveis são financiados segundo as diretrizes da Política Habitacional do Estado, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos, e parcelas ajustadas apenas pelos índices oficiais, mantendo praticamente o mesmo valor durante os 30 anos do contrato. O valor das parcelas é calculado com base na renda de cada família, com um teto máximo de 20% dos rendimentos mensais.
Durante a cerimônia de entrega, a Prefeitura de Santos também assinou o termo de adesão ao Sistema de Monitoramento de Alerta por Satélites, administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Esta tecnologia permite monitorar o uso e ocupação dos territórios através da comparação de imagens de satélite, identificando novas construções, supressão de vegetação, abertura de vias, avanço em áreas de proteção e movimentação de terra. Ao detectar tais ocorrências, o sistema emite alertas ao Município.
Leia também
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Nova pista da Imigrantes precisa de obras complementares, defende Arminda Augusto
Idosa acusada de furtar lojas afirma: “Não tenho para onde ir” após ser liberada pela polícia
Disfarce em guincho não funciona e PF apreende 57 kg de drogas escondidas
Você sabe o que é? 'Pescoços-de-ganso' aparecem em boia e chamam atenção em Praia Grande
Nova pista da Imigrantes precisa de obras complementares, defende Arminda Augusto
Eduardo Bolsonaro pode se filiar ao PRTB para 2026
Guarujá suspende seleção com mil vagas para túnel; entenda o motivo
Você sabe o que é? 'Pescoços-de-ganso' aparecem em boia e chamam atenção em Praia Grande
Morte por hidrogel em São Vicente pode ser investigada como homicídio culposo