O Complexo Regulador Municipal será dividido em três áreas
Manoela Cardozo Publicado em 15/01/2024, às 08h43
A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, anunciou a abertura da primeira etapa do Complexo Regulador Municipal de Saúde.
Conforme informações do G1, este espaço ficará responsável por gerenciar a distribuição de leitos de urgência e emergência na rede municipal, ocupando uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA). Antes, a regulação dos leitos acontecia através de plantões médicos à distância.
Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde passará a utilizar o Sistema Siresp, fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para a gestão dos leitos.
O Complexo Regulador Municipal está dividido em três áreas: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização.
Sua principal função será coordenar a disponibilidade de vagas em hospitais municipais e serviços especializados, além de gerenciar consultas e exames na rede de saúde local. Uma equipe composta por médicos reguladores, enfermeiros e pessoal administrativo foi contratada para trabalhar 24 horas, em turnos alternados.
Esses profissionais terão a responsabilidade de regular as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar as transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.
O Complexo Regulador também realizará a verificação da cobertura de convênio médico dos pacientes, facilitando a transferência para serviços da rede privada aos quais o paciente tenha acesso. Essa iniciativa visa aumentar a autonomia do atendimento e a eficiência na gestão dos recursos de saúde.
Leia também
22ª Grande Festa Cigana acontece neste sábado; saiba detalhes
Mulheres discutem plano para extorquir Thiago Brennand; ouça áudio
Fogo em comunidade de Cubatão atinge 12 casas na Vila dos Pescadores
Mulher é presa após confessar assassinato do pai em Itanhaém
MP-SP denuncia cinco acusados por assalto a condomínio de luxo em Santos
Paulinho do Transporte se omite diante de crise salarial de motoristas
Funcionária denuncia assédio em supermercado na Praia Grande
Brasil perde pela primeira vez na história para o Japão
Passagem de ônibus em Mongaguá sobe para R$ 4,30 a partir de novembro
Baleia-jubarte de 10 metros surpreende banhistas em praia de Praia Grande