Saúde

Guarujá inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde; saiba como funcionará

O Complexo Regulador Municipal será dividido em três áreas

Guarujá inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde; saiba como funcionará - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá
Guarujá inaugura primeira fase do Complexo Regulador de Saúde; saiba como funcionará - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 15/01/2024, às 08h43


A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, anunciou a abertura da primeira etapa do Complexo Regulador Municipal de Saúde.

Conforme informações do G1, este espaço ficará responsável por gerenciar a distribuição de leitos de urgência e emergência na rede municipal, ocupando uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA). Antes, a regulação dos leitos acontecia através de plantões médicos à distância.

Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde passará a utilizar o Sistema Siresp, fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para a gestão dos leitos.

O Complexo Regulador Municipal está dividido em três áreas: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização.

Sua principal função será coordenar a disponibilidade de vagas em hospitais municipais e serviços especializados, além de gerenciar consultas e exames na rede de saúde local. Uma equipe composta por médicos reguladores, enfermeiros e pessoal administrativo foi contratada para trabalhar 24 horas, em turnos alternados.

Esses profissionais terão a responsabilidade de regular as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar as transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.

O Complexo Regulador também realizará a verificação da cobertura de convênio médico dos pacientes, facilitando a transferência para serviços da rede privada aos quais o paciente tenha acesso. Essa iniciativa visa aumentar a autonomia do atendimento e a eficiência na gestão dos recursos de saúde.