O Complexo Regulador Municipal será dividido em três áreas

Manoela Cardozo Publicado em 15/01/2024, às 08h43
A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, anunciou a abertura da primeira etapa do Complexo Regulador Municipal de Saúde.
Conforme informações do G1, este espaço ficará responsável por gerenciar a distribuição de leitos de urgência e emergência na rede municipal, ocupando uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA). Antes, a regulação dos leitos acontecia através de plantões médicos à distância.
Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde passará a utilizar o Sistema Siresp, fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para a gestão dos leitos.
O Complexo Regulador Municipal está dividido em três áreas: Regulação Ambulatorial, Regulação Municipal de Urgência e Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização.
Sua principal função será coordenar a disponibilidade de vagas em hospitais municipais e serviços especializados, além de gerenciar consultas e exames na rede de saúde local. Uma equipe composta por médicos reguladores, enfermeiros e pessoal administrativo foi contratada para trabalhar 24 horas, em turnos alternados.
Esses profissionais terão a responsabilidade de regular as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar as transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.
O Complexo Regulador também realizará a verificação da cobertura de convênio médico dos pacientes, facilitando a transferência para serviços da rede privada aos quais o paciente tenha acesso. Essa iniciativa visa aumentar a autonomia do atendimento e a eficiência na gestão dos recursos de saúde.
Leia também

Operação em São Vicente captura peça-chave do tráfico e apreende celular

Privatização das travessias por balsas no litoral de SP é aprovada pela ALESP

Túnel das catraias é reaberto após obras ferroviárias

Carnacentro 2024: festa de lançamento acontece em Santos no próximo sábado

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

CBF divulga áudio do VAR na anulação do pênalti do Santos na partida contra o Sport

DJ de 70 anos desaparecido em São Vicente é achado em hotel da cidade

Operação Policial apreende quase 400 kg de drogas escondidas em tonéis no Guarujá

Polícia prende "hacker" em flagrante durante golpes de fraude eletrônica em Itanhaém

Justiça condena construtora por demitir funcionário com câncer logo após o retorno do INSS