Receita Federal

Imposto de Renda 2023: descubra se você está devendo para a Receita Federal

Clique no link no final da notícia para consultar sua situação

O envio das declarações são importantes, mesmo que estejam em atraso - Imagem: FreePik
O envio das declarações são importantes, mesmo que estejam em atraso - Imagem: FreePik

Karina Faleiros Publicado em 07/07/2023, às 10h31


A partir desta sexta (7), a Receita Federal vai passar a apontar se os contribuintes estão devendo algo na declaração do Imposto de Renda de 2023, ou de anos anteriores.

Como acessar?

O serviço está disponível na página Meu Imposto de Renda. O contribuinte poderá consultar sua situação na página da Receita, no e-CAC ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. O acesso pode ser feito com a senha do sistema gov.br.

As declarações que não foram entregues aparecerão como “omissas”

O contribuinte conseguirá verificar no serviço Meu Imposto de Renda a situação de cada ano e chegar se está devendo a entrega de alguma declaração. Ao clicar no ano em que aparece a omissão, haverá duas opções: “preencher a declaração ou “consultar os motivos da omissão”

O contribuinte poderá preencher as declarações em atraso

Estará disponível também uma declaração pré-preenchida, já com os dados que eventualmente faltaram no primeiro envio. Se o contribuinte recebeu algum rendimento acima de certo valor, por exemplo, a Receita mostrará as informações omitidas, facilitando a entrega.

A regularização evita problemas, segundo Receita

Para evitar que o CPF do contribuinte seja classificado como “pendente de regularização”, o envio das declarações com omissão são muito importantes, mesmo que estejam em atraso.

A funcionalidade permite consultar também o status da declração do IR 2023. O contribuinte pode verificar se há alguma pendência, se está na fila de restituição ou se caiu na malha fina.

Lembrando que o acesso pode ser feito com a senha do sistema gov.br, clique aqui e saiba mais.

Compartilhe