INVESTIMENTO

Investimento de R$ 35,1 milhões garantirá 5 embarcações reformadas no Litoral de SP

Três unidades já foram restauradas e as demais seguem em planejamento

Três unidades já foram restauradas e as demais seguem em planejamento - Imagem: Reprodução/Divulgação
Três unidades já foram restauradas e as demais seguem em planejamento - Imagem: Reprodução/Divulgação

Alanis Ribeiro Publicado em 28/08/2024, às 08h38


O governo de São Paulo seguirá com a modernização das embarcações das travessias do litoral, investindo R$35,1 milhões na reforma de cinco unidades no segundo semestre de 2024, conforme anunciado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Três unidades já foram restauradas e as demais seguem em planejamento. 

As reformas visam garantir a segurança e atender à crescente demanda nas cidades, melhorando a qualidade dos serviços de travessias. Além das embarcações, a secretaria está renovando estruturas de apoio, como estações e flutuantes, para aumentar a segurança, o conforto e a eficiência do serviço.

Reformas anteriores neste ano

No início deste ano, o governo estadual havia entregue três embarcações reformadas. Segundo o Departamento Hidroviário, duas dessas embarcações são responsáveis pela travessia Santos-Guarujá (FB-21 e FB-27), enquanto a terceira opera na travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-28).

Assim, nesta primeira leva de reformas, o caixa estadual investiu um total de R$ 23, 4 milhões. Veja detalhes abaixo:

A FB-21 com investimento de R$ 6,8 milhões, tem capacidade para 21 veículos e 158 pedestres.

A FB-27 com investimento de R$ 8,5 milhões, tem capacidade para 216 pedestres e 44 veículos.

A FB- 28 com investimento de R$ 8,1 milhões, tem capacidade para 44 veículos e 162 pedestres.

O Departamento Hidroviário está reformando três embarcações e, no segundo semestre, entregará reformas nos atracadouros de São Sebastião e Ilhabela, com um investimento total de R$ 35,1 milhões. 

Confira quais são as unidades em renovação:

  • A FB-30 com investimento de R$ 8,3 milhões, tem capacidade para 320 pedestres e 56 veículos.
  • A FB-10 com investimento de R$ 9,1 milhões, tem capacidade para 200 pedestres e 32 veículos.
  • Lancha Canéu com investimento de R$ 4,5 que comporta 190 pedestres.
  • Atracadouro de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII), com investimento de R$ 6,9 milhões;
  • Atracadouro de Ilhabela (Flutuante DERSA VI), com investimento de R$ 6,3 milhões.

Alguma embarcação será realmente nova?

Apesar do investimento anunciado ser alto, o Departamento Hidroviário (DH) não revelou planos para a compra de novas embarcações para o litoral de SP, e a data para o início das operações das cinco embarcações reformadas ainda não foi confirmada.