Estado do banco de sangue está crítio, por isso, a saúde e a vida de Luara podem estar em risco
Alanis Ribeiro Publicado em 11/12/2024, às 12h10
A moradora de Praia Grande, Luara Rodrigues, de 21 anos, está internada na Santa Casa de Santos, após ser diagnosticada há uma semana com a Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT), uma condição rara e grave que requer tratamento contínuo, incluindo transfusões de sangue e plasma. O estado do banco de sangue está crítio, por isso, a saúde e a vida de Luara podem estar em risco.
A doação de sangue é um ato simples, mas que pode ter um impacto significativo na vida de pacientes que enfrentam doenças críticas. Mobilizar amigos, familiares e colegas para se tornarem doadores não apenas ajuda Luara, mas fortalece a rede de apoio que todos precisamos em momentos difíceis.
Para ajudar Luara, é necessário que doadores do sexo masculino com tipo sanguíneo AB+ ou AB- compareçam ao Banco de Sangue da Santa Casa.
Por que doadores do sexo masculino?
A exigência de doadores do sexo masculino em situações como o caso de Luara está relacionada à possibilidade de aloimunização por antígenos Leucocitários Humanos (HLA) e ao risco de complicações associadas ao plasma de doadoras mulheres.
Mulheres, especialmente aquelas que já passaram por gestações, têm maior probabilidade de desenvolver anticorpos HLA durante a gravidez. Esses anticorpos podem aumentar o risco de reações adversas graves, como a Lesão Pulmonar Aguda Relacionada à Transfusão (TRALI), em receptores de sangue ou plaquetas.
Portanto, em tratamentos críticos, como os necessários no caso da PTT, hospitais e bancos de sangue podem preferir doadores do sexo masculino, cuja doação apresenta menor probabilidade de conter esses anticorpos. Essa precaução é essencial para garantir a segurança durante o procedimento.
Saiba mais sobre a doença
A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma condição que provoca a formação de pequenos coágulos nos vasos sanguíneos, podendo causar danos graves a órgãos como o cérebro e os rins.
O tratamento requer a substituição frequente de plaquetas e plasma, que só podem ser obtidos por meio de doações.
Para doar:
Antes da doação de sangue ser realizada, os doadores passam por uma triagem para classificar se está apto para o ato. De qualquer forma, os interessados devem seguir os seguintes pré-requisitos.
Serviço
Local: Santa Casa de Misericórdia de Santos (Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 - Jabaquara, Santos - SP, 11075-900)
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; aos sabados das 7h às 11h.
Leia também
Associação Paulista de Imprensa repudia conduta de assessor de Rosana Valle
Aniversário de Praia Grande conta com programação especial no Estação Verão Show
PAT do litoral está com vagas abertas em diferentes áreas
Banco Central decide que bancos enviem alerta de golpe do Pix para clientes
Shopping Parque Balneário recebe ImigraSantos em junho
Pedágio no sistema Anchieta-Imigrantes sobe para R$ 38,70 a partir de julho
Fuga em Roma: Itália busca Carla Zambelli após condenação no Brasil
Itanhaém apresenta nova legislação urbanística em evento que reuniu autoridades, empresários e lideranças do LIDE Litoral Paulista
Segurança em Santos: Tenente-Coronel explica como o 6º BPM/I atua na cidade
Contêiner esmaga caminhoneiro em terminal do Porto de Santos