Operação policial desarticula facção dedicada ao tráfico e lavagem de dinheiro com atuação internacional
Maria Clara Campanini Publicado em 23/10/2024, às 14h07
Um homem de 38 anos, identificado como um dos principais líderes de uma facção criminosa na região da Baixada Santista, foi detido em Praia Grande, litoral do estado de São Paulo. A captura ocorreu após ele permanecer foragido desde julho deste ano. As investigações conduzidas pelas autoridades o apontam como responsável pela coordenação do tráfico internacional de entorpecentes naquela área.
A operação foi realizada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém, na manhã da última quarta-feira (23), no bairro Vila Caiçara. A equipe policial vinha rastreando o paradeiro do suspeito, que era investigado por integrar uma célula criminosa dedicada à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico. Para tanto, utilizava empresas fictícias para dissimular a comercialização das drogas.
Conforme apurado, o indivíduo estabeleceu empresas em diversos estados brasileiros para facilitar as transações financeiras ilícitas. Os recursos obtidos eram então transferidos diretamente para as contas dessas empresas. Em resposta, a Dise solicitou à Justiça o bloqueio de R$ 30 milhões nas contas vinculadas ao investigado.
Com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão, além da ordem de captura, culminando na prisão do suspeito em uma residência. Durante a operação, foram apreendidos celulares, documentos e relógios.
O homem estava em fuga desde julho deste ano após receber uma sentença de oito anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas. Em 2019, ele havia sido preso com uma tonelada de cocaína em seu poder.
O caso foi oficialmente registrado como captura de procurado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, onde o detido permanece sob custódia à disposição do sistema judiciário.
Leia também
ANTES DE SUZANE: conheça a história da santista que planejou a morte brutal dos próprios pais
Tráfico de drogas: mulher usa adega como fachada em Praia Grande
Prefeitura de Guarujá disponibiliza 200 vagas de cursos profissionalizantes
Caso Sérgio Ferreira: justiça adia júri de advogada acusada de homicídio em Santos
Anti-heróis, e a sedução dos imperfeitos
Circo no Jardim leva espetáculo Família Excêntrica e oficina ao Morro da Nova Cintra
Santos recebe o projeto “Abayomi – O Encontro de Gerações”
Marinha e Força Aérea buscam por 3 pessoas desaparecidas no mar de Itanhaém
Paulo Maluf: 94 anos e a vida na 'prisão' paulistana
Polícia investiga morte de jovem cubano encontrado sem vida em carro