Governo brasileiro terá de investir pesado na relação com os americanos na Era Trump II
por Leandro Mazzini
Publicado em 30/12/2024, às 11h19
Os cubanos de Trump
A diplomacia brasileira está preocupada com o presidente americano eleito, Donald Trump, e o seu futuro Departamento de Estado – a chancelaria norte-americana. Depois de indicar o senador cubano-americano Marco Rubio para conduzir a Política Externa, Trump escolheu Maurício Clever-Carone para cuidar da América Latina. Carone foi Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca com Trump e, agora, será a principal autoridade diplomática para a região. Ele também tem origem cubana e tem ranço pela esquerda. Isso coloca em dificuldades a relação do Brasil com os EUA. O assessor especial do presidente Lula da Silva, Celso Amorim, por exemplo, está longe de ser admirado. Clever-Carone terá papel central na designação do futuro Embaixador em Brasília e pesará muito, na escolha, o tipo de relação que Washington pretende manter com o Brasil. O Governo brasileiro terá de investir pesado na relação com os americanos na Era Trump II. O país é o 2º maior parceiro comercial do Brasil.
Lábia afiada...
Lula da Silva não vai à posse de Donald Trump dia 20 de janeiro. Não há também confirmação alguma de que foi convidado. Vale lembrar que o presidente brasileiro atacou duramente Trump durante a campanha americana, e torceu por Kamala Harris. A atuação nada protocolar de Lula deixou as relações bilaterais dos países em sério constrangimento. Trump já avisou que atuará com protecionismo contra o Brasil.
Rejeição de Pacheco
Um recente levantamento do Ranking dos Políticos apontou alta na rejeição dos parlamentares ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Sua gestão avaliada em “ruim/péssima” atingiu 27,3%, mesmo patamar da “regular”. Como apontado pela Coluna, Pacheco é um possível nome para assumir o Ministério da Justiça na minirreforma ministerial. Lula quer investir nele para o Governo de Minas.
Semana da Alma
A Câmara Legislativa do DF aprovou o PL 264/23, de autoria do deputado distrital Martins Machado (Rep), que institui a Semana de Conscientização da Importância da Alma. A celebração, incluída no Calendário de Eventos Oficial de Brasília, deve acontecer na semana que antecede à Semana Santa. O projeto, aprovado em 2º turno, segue agora para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha. A importância disso para a alma do brasiliense é...
No Kremlin
O Governo do Brasil vai mexer na Embaixada em Moscou, e para o lugar de Rodrigo Baena Soares,foi indicado e aceito pelo Kremlin o diplomata Sérgio Rodrigues dos Santos, atual chefe da Assessoria Especial de Planejamento Diplomático do Itamaraty. A mudança pretende conferir maior agilidade nas relações bilaterais e acaba por confirmar um alinhamento do atual governo com Putin.
Guerra é guerra
Proposto pelo deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), o colóquio que seria realizado na Câmara dos Deputados para debater o presente e o futuro da guerra no Leste Europeu acabou não acontecendo. É que... a Embaixada da Ucrânia não aceitou que a Rússia participasse do encontro.
ESPLANADEIRA
#Planetário de Brasília celebra 50 anos e alcança 100 mil visitantes em 2024. #Leandro Gobbo e Thaisi Jorge são reconhecidos no Best Lawyers 2025. #App Prevenção SGB mapeia áreas de risco e chega ao iOS. #Sudene libera R$ 235,2 milhões em parcelas do FDNE. #Buser encerra 2024 com 1,5 bilhão de km percorridos por passageiros.
Leia também
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
ANTES DE SUZANE: conheça a história da santista que planejou a morte brutal dos próprios pais
Santos celebra 479 anos com programação especial e show de Thiaguinho
Praia do Perequê é a mais poluída da Baixada Santista em 2024, aponta Cesteb
Homem é preso por portar imagens de abuso infantil no litoral de SP
Marcos Pontes pode comprometer sua trajetória política?
Vagas PAT: Guarujá oferece 64 oportunidades de emprego
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
Surto de norovírus no MSC Grandiosa atinge 127 passageiros a bordo