Notícias

Parceria entre Lula e Tarcísio para erradicar palafitas na Baixada Santista; entenda

Lançamento do túnel marca nova fase de infraestrutura na Baixada Santista, com foco na erradicação das palafitas

A obra contará com recursos estaduais e federais - Imagem: Instagram/ @lulaoficial
A obra contará com recursos estaduais e federais - Imagem: Instagram/ @lulaoficial

Karina Faleiros Publicado em 28/02/2025, às 10h09


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Fretias (Republicanos), lançaram o Túnel Santos-Guarujá nesta quinta-feira (27) no Parque Valongo, em Santos (SP).

Em seu discurso, Lula propôs ao governador Tarcísio uma parceria entre a União e o Governo de São Paulo para erradicar as palafitas da Baixada Santista. Em resposta, o chefe do Executivo paulista mencionou que o petista manifestou grande preocupação com as famílias que vivem nessas moradias indignas. Por essa razão, foi sugerida uma união de esforços entre os entes federativos para enfrentas esse problema. "Presidente, conta comigo. Nós vamos trabalhar em parceria", relatou.

Segundo o jornalista Sandro Thadeu, o ex-governador da Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse que as palafitas foram erradicadas em Salvador (BA) durante a sua gestão (2015-2022). "É absolutamente desumano e cruel, em uma região tão rica como essa, ainda existir pessoas vivendo naquela situação. Quem vive ali, convive dentro da sua casa com ratos e com o fedor. Aquilo não é condição humana. Temos que colocar uma meta para acabar com as palafitas na Baixada Santista", destacou.

Os prefeitos da Baixada Santista também se manifestaram sobre a proposta de Lula. O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), declarou que um dos principais programas do governo é o Parque Palafitas, projeto inédito no País que estabelecerá uma nova forma de ocupação em áreas originalmente de mangues e que urbanizará a área do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste. Nesta fase inicial, serão construídas 60 unidades habitacionais. 'As obras já começaram em parceria com o Governo do Estado. Agora, com a declaração de apoio também do presidente da República, aumenta ainda mais a esperança de centenas de famílias que vão ganhar dignidade", destacou.