Ação

Mutirão de limpeza em praias do litoral de SP são feitos pela Ecovias e Ecopistas

O mutirão é para conscientizar sobre a importância dos ecossistemas marinhos e recursos hídricos

Mutirão de limpeza em praias do litoral de SP são feitos pela Ecovias e Ecopistas - Imagem: Divulgação/ Ecovias
Mutirão de limpeza em praias do litoral de SP são feitos pela Ecovias e Ecopistas - Imagem: Divulgação/ Ecovias

Maria Clara Campanini Publicado em 23/09/2024, às 14h26


As concessionárias de rodovias Ecovias e Ecopistas promovem um mutirão de limpeza e conscientização na Praia Paranapuã, em São Vicente, litoral de São Paulo. A ação é em parceria com a administração do Parque Estadual Xixová-Japui. O evento será no dia 26 de setembro, e terá participação da equipe do Programa Viveiro de Mudas, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A ação começa as 9h30 e deve durar 1h30. Durante o mutirão os participantes irão fazer coleta, quantificação e classificação dos resíduos retirados da praia, destinando a locais adequados para o lixo.

A iniciativa é para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e recuso hídricos, além de conscientizar sobre o descarte errado de resíduos nas praias e oceanos.

O evento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e mostra o compromisso da cidade com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.

SP Ocean Week 2024

O mutirão também é umas das ações programadas pelas unidades da EcoRodovias em apoio à “SP Ocean Week 2024”, que acontecem de 18 a 22 de setembro no Memorial da América Latina em São Paulo. As ações reafirmam o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

A ação tem como mensagem principal “Proteja os rios e nascentes. Não descarte lixo na rodovia.”, buscando uma contribuição para melhorar o índice de lixo: 80% dos resíduos tem origem na terra, segundo estudo da Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

O evento deste ano teve mais de 30 palestrantes e 27 ONGs e institutos dedicados a preservação dos oceanos.