Principal objetivo da ação foi reunir dados sobre o lixo descartado para auxiliar na criação de uma legislação específica
Alanis Ribeiro Publicado em 18/11/2024, às 11h57
O mutirão ambiental realizado no sábado (16), pela ONG Ecomov, em parceria com o Movimento ODS Santos 2030 e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) - EAD, coletaram mais de 1,8 kg de microlixo nos arredores dos canais 5 e 6, na orla da Ponta da Praia.
A ação, que contou com a colaboração de pesquisadores, voluntários e estudantes, teve como objetivo não apenas a limpeza do local, mas também a sensibilização da população e do comércio para práticas mais sustentáveis, visando reduzir o impacto ambiental do descarte inadequado de resíduos nas praias.
Entre os materiais coletados estavam bitucas de cigarro, embalagens de alimentos, tampinhas de garrafa PET e hastes de cotonete. Também foram encontrados copos descartáveis, hastes de pirulito e canudos em uma área de aproximadamente 200 metros quadrados. O principal objetivo da ação foi reunir dados sobre o lixo descartado para auxiliar na criação de uma legislação específica sobre o uso de plásticos nas praias.
A proposta da nova legislação é eliminar o descarte de plásticos nas praias, minimizando assim seus efeitos nocivos ao meio ambiente marinho. Desde 2019, a Ecomov, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) da Baixada Santista, tem trabalhado no desenvolvimento desse projeto.
Desde o início de 2023, estagiários da Unisanta têm participado do projeto em colaboração com a ONG. Esta parceria acadêmica tem gerado artigos científicos e formado novos profissionais dedicados à conservação marinha.
O mutirão será tema de um documentário realizado por estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Este projeto busca destacar o papel fundamental das ONGs nas questões ambientais e promover a cooperação entre movimentos sociais, academia e poder público para assegurar a sustentabilidade das praias santistas.
Leia também
Vans dos morros de Santos começam a ser integradas com o VLT ainda nesta semana
Giordano recua em denúncia de corrupção, após Pomini chamá-lo de criminoso
Indígena é preso depois de estuprar a irmã em aldeia no litoral de SP
Entenda por que os prédios de Santos são tortos
Marco histórico: como fotógrafo capturou o momento exato de Medina ‘voando’ sobre o mar?
Por onde anda a sua cabeça? O espaço que virou fenômeno no Rio2C 2025
Presidente da Escola Portuguesa traz detalhes da Festa de Portugal que chega a Santos
Operação policial prende quadrilha de golpistas em Guarujá
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dançou no cargo
Após ser barrado em bar por estar de chinelos homem é agredido por PMs