COLUNA ESPLANADA

Participação feminina no meio musical vem aumentando, mas ainda requer melhorias

Apesar do aumento no número de mulheres na música, elas ainda enfrentam desafios significativos em direitos autorais

Imagem: @izanio_charges
Imagem: @izanio_charges
Leandro Mazzini

por Leandro Mazzini

Publicado em 12/03/2025, às 12h50


Gleisi, a candidata

O filme vai se repetindo no Palácio. A estreia de Gleisi Hoffmann (PT-PR) é o 1º teste para uma possível candidatura dela a presidente da República em 2026, caso Lula da Silva abdique de concorrer por questões de baixa popularidade ou saúde. A jogada do presidente lembra a catapulta eleitoral de um cargo-vitrine do Palácio, quando ele lançou a “mãe do PAC”, Dilma Rousseff, à sua sucessão. Um piolho de carpete do 3º andar conta à Coluna que Gleisi vai começar a ser testada em pesquisas no fim do ano, e seu nome pode aparecer “involuntariamente”, por sugestão dos institutos. Não por acaso, na sua posse anteontem como ministra das Relações Institucionais, ela distribuiu um leque vermelho com a logo do PT, seu nome e a frase: “O que ela quer da gente é coragem”. A frase lembra muito o mote e jingle da campanha de Dilma à reeleição em 2014. Mas o script está pronto: Lula quer ter uma opção a Fernando Haddad, o ministro da Fazenda alvo de tantas críticas de Gleisi e chamuscado pelo próprio chefe. Neste cenário opcional, Haddad concorre ao Governo de São Paulo com Geraldo Alckmin (PSB) na chapa numa das vagas para o Senado. Outra vantagem para Gleisi é que, com a caneta na mão e a missão de articular a coalizão para Lula ano que vem, ela se torna a beneficiária natural caso o Barba saia da disputa. A conferir.

“Gincana” da viatura

Começou a disputa da PF, conforme revelamos. O “Desafio PF 2025” iniciou na segunda (10) e vai até o dia 9 de setembro. Lançado pela Corregedoria e apoio da direção-geral, visa aumentar a produtividade e os resultados da instituição. Entre os prêmios está uma viatura para a SR campeã. Mas há críticas veladas de delegados e agentes, que consideram a competição uma desculpa para esconder o baixo orçamento.

Vitrine boa

A Comissão de Relações Exteriores do Senado tem mais de 100 propostas para deliberar entre acordos internacionais e Projetos de Lei, mas a prioridade é reunir amanhã os ex-presidentes do Colegiado desde José Sarney. Nos corredores, o que se repete é que o presidente da CRE Nelsinho Trad (PSD-MS) quer usar o cargo como vitrine para articular uma candidatura ao Governo do Mato Grosso do Sul.

O $om é delas

A participação feminina no meio musical vem aumentando, mas ainda requer melhorias. O número de mulheres contempladas com direitos autorais de execução pública passou de 22 mil, em 2020, para 29 mil em 2024, segundo o relatório “Mulheres na Música” do ECAD. Mas apesar dos números positivos (foram R$1,5 bilhão distribuídos em direitos ano passado), elas representam apenas 10% dos artistas contemplados.

Novos Tigres

Será lançada na Câmara hoje a Frente Parlamentar Brasil-ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) que reúne Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã e Brunei. A iniciativa é do deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE). Já Gilberto Abramo (REP-MG) apresentou Projeto de Resolução para criar o Grupo Parlamentar Brasil-Singapura. É muita vontade de viajar à Ásia.

Bacellar subindo

O presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar (União), lidera o ranking de engajamento entre os chefes de parlamentos estaduais. Levantamento da Coluna indica que ele supera em seguidores e engajamento nas redes sociais os presidentes das Assembleias de São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná.  Ele é cotado como um nome forte para disputar o Governo do Estado em 2026.

ESPLANADEIRA

#Defensoria Pública do DF promove aulão para PAS e Enem dia 27.#Omnigen Energy entrega dois parques solares em MG.#Novo Selo Comunicação realiza evento sobre Justiça do Trabalho dia 14 em Brasília.#The Messi Experience chega a São Paulo dia 27.#Serasa: 75% dos brasileiros querem quitar dívidas na Semana do Consumidor.#“Lundu Brasileiro” estreia dia 14 no Sesc São Gonçalo(RJ).